AtaNews Publicidade 728x90
07/05/2021 às 10h55min - Atualizada em 07/05/2021 às 10h55min

Operação no Jacarezinho: ONU pede investigação independente sobre ação policial que deixou 25 mortos

Escritório de Direitos Humanos da ONU pediu investigação independente sobre operação no Jacarezinho, RJ

Yahoo Notícias
Polícia Civil fez operação no Jacarezinho, Zona Norte do Rio, e deixou 25 mortos (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)
A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do escritório de Direitos Humanos, pediu que seja feita uma investigação independente sobre a operação policial no Jacarezinho, no Rio de Janeiro. A ação deixou 25 pessoas mortas, entre eles, um policial.

Rupert Colville, porta-voz dos Diretos Humanos da ONU, classificou que há um histórico de uso “desproporcional e desnecessário” da força por parte da polícia. “Pedimos que o promotor conduza uma investigação independente e completa do caso de acordo com os padrões internacionais”, disse Colville durante entrevista coletiva em Genebra, na Suíça.

“A força só deve ser usada como último recurso e a polícia não tomou medidas para preservar as evidências na cena do crime”, declarou o porta-voz da ONU.

A operação deixou 25 mortos e foi a mais letal da história do estado, de acordo com o Geni-UFF (Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense). A operação na última quinta-feira (6) superou recordes anteriores registrados na Vila Operária em Duque de Caxias (23 mortos em janeiros de 1998), no Alemão (19 mortos em junho de 2007) e em Senador Camará (15 mortos em janeiro de 2003).

Poças de sangue nas ruas

Entidades como a Defensoria Pública, a Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj foram até o Jacarezinho para ouvir os moradores.

“O primeiro choque inicial foi a quantidade de sangue nas ruas”, relatou a defensora pública Maria Júlia Miranda. “Eram muitas poças. Relatos de violação de domicílio e de mortes neles. Muitos muros cravejados de bala, muitas portas cravejadas de bala.”

Polícia fala em “denúncias

Polícia Civil alega que recebeu denúncias sobre traficantes que tentavam aliciar menores de idade (Foto: AP Photo/Silvia Izquierdo)

Polícia Civil alega que recebeu denúncias sobre traficantes que tentavam aliciar menores de idade (Foto: AP Photo/Silvia Izquierdo)



A Polícia Civil alega que a operação foi deflagrada após a corporação receber denúncias de que traficantes do Jacarezinho estavam aliciando crianças e adolescentes para praticarem crimes.

Duas pessoas foram atingidas no metrô, mas sobreviveram.

O policial André Leonardo de Mello Frias morreu durante a operação. Num post no Facebook, a Secretaria de Polícia Civil afirmou que Frias "honrou a profissão que amava e deixará saudade" e que "lamenta, ainda, pelas vítimas inocentes atingidas no metrô".
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »