AtaNews Publicidade 728x90
06/05/2021 às 12h07min - Atualizada em 06/05/2021 às 12h07min

Exame de DNA pode revelar qual o melhor exercício físico para cada pessoa

Futuro já chegou, e é possível fazer planejamento de atividades físicas baseado em seu genoma

Flavia Viana
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Para quem quer saber mais sobre seu genoma e suas potencialidades, um exame genético pode indicar quais as melhores atividades físicas para você. Laboratórios brasileiros como o Genera e o Hermes Pardini fazem uma análise do DNA que ajuda a potencializar o desempenho físico. Também oferecem testes que analisam o material genético referente à nutrição, à pele e predisposições a doenças.

O exame genômico que ajuda a alcançar o máximo desempenho nos exercícios engloba uma análise de resistência física, performance atlética, estresse oxidativo, densidade óssea, risco de obesidade, resposta ao exercício, ganho de massa muscular, força e resistência muscular, entre outros. Com o mapeamento das capacidades em cada área, pode-se traçar um plano de exercícios que leve em conta tais potencialidades e desafios que cada corpo carrega.

Ao analisar os resultados, pode-se entender quais atividades físicas são ideais para um maior gasto calórico ou aumento da resistência. A capacidade física de cada um em assimilar oxigênio, por exemplo, pode determinar a eficiência da musculatura e impactar a capacidade de produzir energia para os exercícios aeróbicos. O importante é ter a ajuda de profissionais para entender o resultado e delinear um plano de exercícios que considere suas capacidades genéticas.

Já o teste genético que desvenda o metabolismo de cada um investiga fatores ligados a deficiências de vitamina B6, vitamina K, vitamina D, sensibilidade à cafeína, intolerância à lactose, armazenamento de gordura, dentre outros itens que podem levar a um plano nutricional mais adequado considerando o material genético. O fator físico e nutricional andam juntos quando o assunto é performance, e entender como cada corpo funciona pode ajudar no planejamento.

Para um desempenho ideal nos exercícios físicos, é importante também fazer exames de sangue para detectar quaisquer deficiências corporais e contrabalancear com a ingestão de suplementos. O corpo precisa de uma série de nutrientes para funcionar adequadamente. As vitaminas mais importantes para manter o funcionamento do nosso organismo incluem vitamina A, vitamina B1, vitamina B12, vitamina B6, vitamina C e vitamina D3.

Os minerais também são essenciais para o corpo para as funções metabólicas, como o ferro, o cálcio, o potássio, o fósforo e o sódio. Um conjunto de exercícios físicos adequados com a nutrição ideal pode facilitar o corpo a alcançar seu desempenho máximo, deixando problemas de saúde para trás. Ao detectar como cada organismo trabalha, é possível programar as atividades físicas que funcionam melhor para cada corpo e customizar um plano para determinada pessoa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »