AtaNews Publicidade 728x90
06/05/2021 às 11h25min - Atualizada em 06/05/2021 às 11h25min

Mudanças climáticas estão alterando o eixo de rotação da Terra, diz estudo

O derretimento das geleiras, causado pelo aquecimento global, teria contribuído para o fenômeno

HISTORY
Foto: Imagem Ilustrativa
Um novo estudo aponta que as mudanças climáticas podem estar alterando o eixo de rotação da Terra. De acordo com os cientistas, o derretimento das geladeiras ao redor do mundo teve um papel fundamental para que o fenômeno se acentuasse nos últimos 30 anos. A pesquisa foi publicada na revista Geophysical Research Letters.

Derretimento das geleiras
Os polos norte e sul da Terra não são pontos estáticos e imutáveis. O eixo sobre o qual o nosso planeta gira está sempre se movendo devido a processos que os cientistas ainda não entendem completamente. Mas sabe-se que a forma como a água é distribuída na superfície terrestre é um fator que impulsiona esse fenômeno, conhecido como deriva polar.

Segundo os cientistas, o derretimento das geleiras é crucial nesse processo. Isso porque há uma redistribuição do peso do globo quando grandes quantidades de gelo derretem, o que contribui para o deslocamento do eixo terrestre. O fenômeno é normal, mas o estudo aponta que ele teria se intensificado a partir de 1990, devido à ação humana.

Os cientistas defendem que mudanças climáticas provocadas pelos humanos contribuíram para que as geleiras derretessem com maior intensidade nas últimas três décadas. De acordo com o estudo, entre 1995 e 2020, a velocidade média da deriva dos polos para o leste foi cerca de 17 vezes mais rápida do que entre 1981 e 1995.

“O declínio acelerado [na água armazenada na terra] resultante do derretimento do gelo glacial é a principal causa da rápida deriva polar após a década de 1990”, concluiu a equipe, liderada por Shanshan Deng, do Instituto de Ciências Geográficas e Pesquisa de Recursos Naturais da Academia Chinesa de Ciências. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »