AtaNews Publicidade 728x90
01/05/2021 às 14h29min - Atualizada em 01/05/2021 às 14h29min

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas são vacinadas contra gripe

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puéperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de casa para se vacinarem contra a gripe. A imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Por conta da pandemia do coronavírus, a orientação é para que todos mantenham os cuidados, indo aos postos utilizando máscaras. As crianças devem ir acompanhadas de apenas um responsável, reduzindo os riscos de aglomeração nas unidades de saúde.

A primeira etapa da campanha teve início no dia 12 deste mês e segue até o dia 10 de maio, em todas as salas de vacinas dos postos de saúde. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação ou um documento pessoal com foto no momento da imunização.

BALANÇO

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui divulgou balanço parcial da campanha. Segundo o relatório, até esta quinta-feira (29/4) foram aplicadas 3.442 doses da vacina contra a gripe, o que representa uma cobertura vacinal de 7,9% do público-alvo.

Até o momento, foram imunizadas 2.117 crianças de seis meses a menores de 6 anos, 269 gestantes, 52 puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e 1004 profissionais de saúde. Esses são os grupos que compõem a primeira etapa da campanha contra a influenza.

A partir do dia 11 de maio será a vez dos idosos acima de 60 anos e dos professores das redes pública e privada serem vacinados. Já a terceira etapa começa no dia 9 de julho para as pessoas com comorbidades e deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, e outros.

PREVENÇÃO

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, explica que a vacina é segura e aplicada com o objetivo de evitar casos graves que precisem de internação e até mesmo óbitos em decorrência da doença. A vacina protege contra o A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »