AtaNews Publicidade 728x90
17/04/2018 às 09h45min - Atualizada em 17/04/2018 às 09h45min

Por que sentimos sede quando exageramos no doce ou na bebida alcoólica

Pesquisadores descobriram que é o hormônio chamado FGF21 que manda mensagem ao cérebro para aumentar nossa sede e nos forçar a beber água.

Huff Post
Quando exageramos no doce ou na bebida, este hormônio entra em ação e é produzido em maior quantidade. ( Foto: Divulgação)
Um estudo publicado na semana passada no periódico científico Journal Cell Metabolism encontrou a razão pela qual você sente sede quando ingere muito açúcar ou álcool.
 
Pesquisadores da Universidade do Texas descobriram que é o hormônio chamado FGF21, produzido pelo fígado, quem manda mensagem ao cérebro para aumentar nossa sede e nos forçar a beber água.
 
E quando exageramos no doce ou na bebida, este hormônio entra em ação e é produzido em maior quantidade. "Agora sabemos que este hormônio viaja no nosso sangue para uma parte específica do cérebro, o hipotálamo, para estimular a sede, evitando nossa desidratação", explicou o professor de biologia molecular do centro médico da Universidade do Texas, Dr. Steven Kliewer, ao site americano Medical Daily.
 
O hormônio FGF21 é secretado principalmente pelo fígado e tem um papel importante na regulação da quantidade de doces que uma pessoa tende a comer. Um estudo do Novo Nordisk Foundation Center for Basic Metabolic Research, entidade sediada na Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mostrou que de um certo modo, ele é responsável pelo "controle da gula por doces".
 
Agora, o estudo publicado pela Universidade do Texas mostra que o FGF21 também estimula a sede quando percebe que o corpo apresenta alto nível de açúcar.
"O estudo sugere que o FGF21 pode ser usado como droga para limitar o consumo de álcool e proteger contra seus efeitos no corpo humano", disse Dr. David Mangelsdorf, um dos pesquisadores.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »