AtaNews Publicidade 728x90
17/04/2021 às 12h03min - Atualizada em 17/04/2021 às 12h03min

Tudo o que sabemos sobre o funeral do Príncipe Philip

O príncipe consorte faleceu na última sexta-feira (9)

Yahoo Notícias
Foto: Yui Mok / Pool via AP
O funeral do Príncipe Philip será realizado no Castelo de Windsor com apenas 30 convidados, seguindo todas as precauções para evitar a Covid-19. A cerimônia será bem menor do que o planejado dentro da chamada Operação Forth Bridge.

Ainda assim, muitos dos desejos do finado Duque de Edimburgo serão atendidos. Veja o que o Yahoo Reino Unido conseguiu descobrir sobre o evento.

Quando e onde será realizado o funeral do Duque de Edimburgo?
O funeral do Príncipe Philip será realizado no Castelo de Windsor no dia 17 de abril. Haverá um cortejo passando pelos jardins do castelo a partir das 14h40, e a missa começará às 15h na Capela de São Jorge.

Os fãs da família real devem se lembrar da capela, pois foi lá que o Príncipe Harry se casou com Meghan Markle e que a Princesa Eugenie se casou com Jack Brooksbank.

O funeral do Duque de Edimburgo será transmitido pela TV?
Sim, o funeral do Príncipe Philip será transmitido pela BBC e pela ITV. A ITV confirmou na quarta-feira que transmitiria o programa Príncipe Philip – O Funeral Real a partir das 13h15 neste sábado (17), com apresentação de Tom Bradby e Julie Etchingham.

Na quinta-feira, a BBC confirmou que sua cobertura começaria no sábado às 12h30, apresentada por Huw Edwards e Sophie Raworth, com participação do ex-fuzileiro naval JJ Chalmers, amigo do Príncipe Harry que trabalhou com ele nos Invictus Games.

Edwards também apresentará um programa especial na sexta-feira à noite, ao vivo do Castelo de Windsor a partir das 19h. O programa, chamado HRH The Duke of Edinburgh Remembered, incluirá entrevistas com pessoas que terão papéis importantes no funeral e no cortejo.

Edwards voltará a partir das 20h10 para fazer uma reflexão sobre os acontecimentos do dia.

No rádio, as estações Radio 4 e Radio 5 Live farão a cobertura das 14h às 16h10, assim como as estações locais da BBC.

Quem vai ao funeral do Príncipe Philip?
A lista de convidados teve que ser reduzida drasticamente por causa das normas contra a COVID. Se fosse antes da pandemia, a cerimônia teria cerca de 800 convidados, mas agora serão apenas 30. Esse número não inclui os condutores da cerimônia, apenas amigos e parentes do Duque.

A Rainha estará presente, assim como os filhos do casal – Príncipe Charles, Princesa Anne, Príncipe Andrew e Príncipe Edward.

Charles, Anne e Edward estarão acompanhados pelos cônjuges – Camilla, Timothy Laurence e Sophie. Edward e Sophie levarão os filhos Louise e James. Louise já esteve na Capela Real de Todos os Santos em Windsor no domingo, dois dias depois da morte do Duque.

O Príncipe William e Kate estarão lá, assim como o Príncipe Harry, que veio dos Estados Unidos para despedir o avô.

No entanto, os filhos de William e Kate não estarão presentes, nem Meghan, esposa de Harry, e o filho Archie. Peter Phillips irá com a irmã Zara, que provavelmente levará o marido Mike Tindall, mas não os filhos.

As princesas Eugenie e Beatrice também estarão lá com os maridos. Alguns primos da Rainha também foram convidados, como os Duques de Kent e Gloucester, e a Princesa Alexandra.

A família de Philip virá da Alemanha, incluindo os Príncipes Phillipp, Donatus e Bernhard. A última convidada da lista é a Condessa Mountbatten de Burma, amiga de longa data do Príncipe Philip.

Quem participará do cortejo?
Nove pessoas caminharão com o caixão do Duque de Edimburgo do castelo até a capela. À frente de todos, estarão o Príncipe Charles e a Princesa Anne, filhos mais velhos do Duque.

Na sequência, estarão os Príncipes Edward e Andrew. Logo atrás dos dois, o Príncipe William, Peter Phillips e o Príncipe Harry.

Na parte de trás, estarão o vice-almirante Sir Timothy Laurence, marido de Anne, e o Conde de Snowdon, filho da Princesa Margaret e sobrinho do Duque. Outros familiares do Duque caminharão atrás deles.

A Rainha irá sozinha?

Rainha britânica Elizabeth II. Foto: Toby Melville/Pool via AP

Rainha britânica Elizabeth II. Foto: Toby Melville/Pool via AP



Na última quinta-feira (15), foi confirmado que a Rainha irá sozinha, pois nenhuma outra pessoa da família que estará na cerimônia mora com ela.

No entanto, ela será acompanhada por uma dama de companhia, que participará da cerimônia como funcionária, não como convidada, e aguardará na nave central, não no coro da capela.

Muita gente achava que o Brigadeiro Miller-Bakewell participaria da cerimônia e, como faz parte da "bolha social" da Rainha (ou seja, os funcionários que moram no Castelo de Windsor), poderia se sentar ao lado dela. Ele estará no cortejo, atrás do caixão do Duque, com dois pajens e dois lacaios, e também entrará na capela, mas não se sentará no coro.

Embora as orientações de prevenção à COVID não permitam sentar-se com pessoas de outras "bolhas sociais" em ambientes internos, a Rainha poderia ter formado uma "bolha vinculada".

Segundo Adam Wagner, advogado de direitos humanos, "a regra deve ser o bom senso" na hora de definir quem se sentará com quem no funeral.

Ele disse ao Yahoo Reino Unido: "se a Rainha tivesse 40 anos, as coisas seriam diferentes. No entanto, é uma mulher de 94 anos. E se ela desmaiar? O importante não é seguir as regras, mas sim ter bom senso".

Wagner destacou que, nas orientações sobre "bolhas sociais", existem seis maneiras diferentes de formar "bolhas vinculadas".

Também disse que "a Rainha está acima das leis" e que seria muito improvável que a polícia interferisse na organização dos assentos do funeral do Duque.

"Estão fazendo isso para manter as aparências", concluiu.

A família real precisará usar máscaras?
Os membros da família real usarão máscaras, seguindo as orientações de prevenção à Covid-19.

Também precisarão manter o distanciamento social entre as "bolhas sociais" ou famílias, então os convidados não se sentarão perto de pessoas que não morem na mesma casa. Isso significa que outras pessoas também ficarão sozinhas, como o Príncipe Harry, Peter Phillips e a Princesa Alexandra.

Como será o cortejo?
O caixão do Duque será retirado do castelo às 14h40 por um grupo de carregadores, todos militares que trabalharam com ele.

O caixão será colocado em um Land Rover criado e modificado especialmente por Philip. O veículo irá da entrada do Castelo de Windsor até a capela, acompanhado pelos carregadores militares.

O caixão será conduzido por membros da Banda dos Guardas Granadeiros, da qual Philip foi coronel durante 42 anos.

Também haverá membros da família real e parentes do Duque seguindo o caixão, como o Brigadeiro Archie Miller-Bakewell, que foi seu secretário pessoal durante anos.

Os príncipes William e Harry também estarão lá, separados pelo primo Peter Phillips. O Príncipe Charles estará no cortejo, mas a Rainha não.

O cortejo levará cerca de oito minutos, das 14h45 às 14h53, passando pelo jardim do castelo, a Torre Redonda e chegando à escadaria do lado esquerdo da capela.

O cortejo será acompanhado por membros da Marinha Real Britânica, dos Fuzileiros Navais Britânicos, dos Highlanders, do 4º Batalhão do Regimento Real da Escócia e da Força Aérea Real.

Durante todo o cortejo, a Artilharia Real a Cavalo da Tropa do Rei disparará tiros a partir do jardim do Castelo de Windsor, e os sinos da Torre do Toque de Recolher tocarão.

O caixão será recebido por uma Guarda de Honra e pela Banda de Fuzis, que tocará o hino nacional. Membros de vários regimentos das forças armadas estarão presentes nesse momento, e um grupo de marinheiros fará soar os vivas com apitos.

Haverá um minuto de silêncio no país todo às 15h. Com a redução do número de participantes, muitas das pessoas que participarão do cortejo terão que ir embora durante o funeral. Elas se dispersarão depois de desempenhar suas funções, enquanto a família entra na capela.

O que acontecerá durante o funeral do Príncipe Philip?
O Palácio ainda não divulgou o programa, mas já se sabe quem serão os participantes do clero.

O Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, estará na capela, assim como o Deão de Windsor, David Connor. O Príncipe Charles deverá ler uma eulogia ao pai.

Embora o clero e o coral não contem como participantes, haverá apenas quatro coristas no funeral.

O Príncipe Philip será enterrado?
O Duque de Edimburgo será enterrado no Jazigo Real na Capela de São Jorge logo depois da cerimônia. No entanto, ele não ficará lá para sempre. O caixão será removido quando a Rainha falecer. Os dois serão levados para o descanso eterno na Capela Memorial Rei Jorge VI no Castelo de Windsor.

Lá, também estão enterrados o Rei Jorge VI, a Princesa Margaret e a Rainha Mãe.

Alguma parte da cerimônia será pública?
O público não deve ir ao castelo no hoje, sábado (17), pois nenhuma parte da cerimônia poderá ser vista pelo lado de fora.

O Palácio quer evitar aglomerações para prevenir novos casos de coronavírus.

A recomendação é que ninguém leve flores. No entanto, milhares de pessoas foram ao Castelo de Windsor, ao Palácio de Buckingham e a outras residências reais para levar flores e prestar essa última homenagem. A sugestão é que as pessoas façam doações para as organizações beneficentes ligadas ao Duque.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »