AtaNews Publicidade 728x90
14/04/2021 às 10h41min - Atualizada em 14/04/2021 às 10h41min

Outono 2021: como diferenciar sintomas de alergia, resfriado, gripe ou Covid-19?

É necessário conhecer os sintomas das doenças frequentes do outono para saber quando é hora de buscar um tratamento. Assim também, conseguir diferenciá-las da Covid-19. Saiba mais!

Por: Jeniffer Elaina, do site PlanoDeSaude.net
Com a chegada do outono é comum que as pessoas fiquem com o nariz escorrendo por conta de um resfriado. Entretanto, com a Covid-19 esse sintoma se tornou uma preocupação maior, já que a doença pode não ser tão simples.
Existem vários problemas que podem ser confundidos e que são comuns nessa época do ano como a gripe, resfriado, alergia e Covid-19. Entenda a diferença entre essas doenças que causam problemas respiratórios.

Alergia
As alergias mais comuns são a rinite e asma que se intensificam nesse período do ano por conta do ar seco e frio.
Quando elas surgem é comum sentir coceira nasal, na garganta e ouvido. Ela costuma vir acompanhada de tosse, espirros, coriza e, no caso da asma, com falta de ar. Os olhos costumam lacrimejar ou ficar irritados por conta da coceira.

Muitas das alergias são problemas crônicos, então quem possui, por exemplo, a asma sabe disso e está habituado aos sintomas.
As alergias não costumam durar muito tempo, porém, podem ser controladas com o uso de antialérgicos.  
Resfriado

Os espirros frequentes são um dos principais sintomas de quem está com resfriado, mas ele não vem só. A coriza e a tosse também podem ser sintomas da doença.
O resfriado costuma ser chamado de gripe por engano, mas vale ressaltar que ele costuma ter sintomas mais brandos.

Esses sintomas costumam durar de 7 a 10 dias e depois tendem a desaparecer.
Não existe um remédio para tratar o resfriado, mas sim para seus sintomas. O uso de analgésicos e medicamentos para coriza podem fazer parte do tratamento.

Gripe
A gripe é uma doença causada pelo vírus da Influenza e se torna mais comum em períodos mais frios com o outono. Todos os anos ocorre a campanha de vacinação para evitar a propagação do problema.

Ela é conhecida por causar espirros, coriza, congestão nasal, dor de cabeça, dor nas articulações, dor de garganta, perda de apetite e cansaço. Em casos mais graves pode também deixar a pessoa com febre.

Assim como no resfriado, os sintomas duram cerca de 10 dias e após isso a pessoa estará recuperada. Um ponto de atenção é que o quadro pode agravar e evoluir para uma pneumonia.

A melhor maneira de prevenir a gripe é com a vacinação. Depois de infectado é preciso fazer uso de medicamentos para aliviar os sintomas.

Covid-19
Essa é uma doença nova que ainda está sendo estudada e a cada dia se identificam novos sintomas. Alguns deles são recorrentes.

A perda de olfato ou paladar é constatada em muitos dos casos de Covid-19, sendo um diferencial entre as demais doenças. Ela também pode causar uma forte dor de cabeça ou o peito por conta dos vasos sanguíneos serem afetados.

A febre, tosse seca, coriza, dificuldade para respirar, diarréia, fadiga e até alergias na pele podem compor o quadro de sintomas. Apesar disso, algumas pessoas infectadas são assintomáticas e só conseguem detectar a doença por meio de testes.

Quando os sintomas aparecem, essa é uma das doenças que mais tem preocupado por conta da gravidade. Ainda não existe um tratamento preventivo, portanto, quanto antes buscar ajuda médica melhor será para que o quadro não se agrave.

Fique atento ao contágio
A maior parte dessas doenças respiratórias são resultado da infecção por vírus. Isso significa que é possível evitar o problema com cuidados de higiene e distanciamento social.

Esse último já está sendo feito por conta do Covid-19 e ajuda a prevenir também a gripe e o resfriado. O uso da máscara funciona como uma barreira que impede o vírus de entrar no organismo.

Aliado a isso é preciso lavar as mãos com frequência para evitar levar o vírus à boca. Evitar ambientes fechados e manter a casa ventilada, ajudará a prevenir as doenças comuns do outono.
Como prevenir e tratar esses problemas?

A melhor maneira de se prevenir de todos esses problemas de saúde é garantir que está saudável. Quem possui um convênio médico pode realizar exames e consultas de rotina, bem como quando sentir algum sintoma relacionado ao novo coronavírus, com mais rapidez.

Hoje existem muitas opções de planos de saúde mais baratos, ou seja, acessíveis a diferentes classes sociais. Isso permite aos usuários consultar médicos com a frequência adequada, prevenindo ou reduzindo o agravamento de doenças.

O acompanhamento preventivo é a melhor opção para garantir que a saúde esteja em dia. Além disso, com o surgimento dos sintomas de Covid-19 é sempre indicado buscar ajuda médica.

O profissional poderá fazer um diagnóstico rápido e recomendar o tratamento mais adequado ou solicitar um exame. Dessa forma terá o atendimento que precisa sem que a situação se agrave.

Sabendo a diferença entre alergia, resfriado, gripe ou Covid-19 é possível buscar atendimento médico somente quando necessário, evitando assim, a exposição ao vírus do novo coronavírus. Outro ponto que merece destaque é não fazer o tratamento com medicações sem conhecimento médico.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »