09/04/2021 às 17h31min - Atualizada em 09/04/2021 às 17h31min

Birigui começa vacinação contra gripe na segunda-feira (12) em todas Unidades Básicas de Saúde

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima segunda-feira (12/4) a campanha de vacinação contra a gripe, que visa atingir uma cobertura mínima de 90% do público-alvo. A imunização acontecerá nas 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 7h às 12h30.

A vacinação contra a influenza (H1N1) é composto por três etapas que se estenderão até 9 de julho. A partir de segunda devem comparecer aos postos trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade entre 6 meses até cinco anos completos.

No ato da imunização é importante apresentar carteirinha de vacinação ou um documento pessoal com foto. Conforme a Secretaria de Saúde, os profissionais do Pronto Socorro Municipal, Santa Casa de Birigui e Hospital Unimed serão vacinados em seus locais de trabalho para evitar que se dirijam aos postos.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, explica que a vacina é segura e aplicada com o objetivo de reduzir internações e complicações que podem gerar casos graves da doença ou até mesmo óbitos. A vacina protege contra o A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.

“Já está mais do que comprovado que vacinas salvam vidas, inclusive a da gripe, que protege as pessoas que estão nos grupos de risco contra as complicações provocadas pela doença.  Todos precisam se prevenir para evitar internações, ainda mais neste momento grave da pandemia”, disse Maria Helena.

ETAPAS

A partir do dia 11 de maio será a vez dos idosos acima de 60 anos e dos professores das redes pública e privada. Já a terceira etapa começa no dia 9 de julho para as pessoas com comorbidades e deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, profissionais das forças armadas e de segurança, e funcionários do sistema prisional.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »