AtaNews Publicidade 728x90
13/04/2018 às 15h57min - Atualizada em 13/04/2018 às 15h57min

Pessoas querem mais transparência na relação com o Facebook, aponta estudo

TecMundo
Foto: Imagem Ilustrativa
Você confia no Facebook? Uma pesquisa realizada pelo grupo Creative Strategies mostra que, nos Estados Unidos, muita gente já desconfiava do Facebook antes mesmo do caso da Cambridge Analytica vir à tona. Visando conferir a opinião de pessoas que estão fora da “bolha tecnológica”, o grupo entrevistou pessoas “do mundo real”.

Após conversar com 1 mil pessoas "representativas em idade e gênero nos Estados Unidos", a pesquisa identificou que 39% afirmaram estar muito consciente sobre o problema que comprometeu dados pessoais de 87 milhões de pessoas no mundo. Outras 37% estão um pouco conscientes, acumulando assim um total de 76% delas de alguma forma informadas sobre a situação.

Crise de confiança
Das mil pessoas entrevistadas, 28% afirmaram que jamais tiveram confiança na rede social de Mark Zuckerberg. Quando questionadas sobre como a plataforma poderia ter a confiança de todos (de quem nunca teve ou de quem já confiou algum dia), 41% dos entrevistados falaram em entender melhor quais dados são compartilhados, enquanto 40% disseram ser importante ter poder de decisão sobre quando compartilhar ou não uma informação.

Um dos pontos avaliados na pesquisa foi a questão da toxicidade dos conteúdos compartilhados: ao todo, 49% das mulheres afirmaram que voltariam a confiar na rede social se ela tratasse de forma mais efetiva deste problema — entre os homens, esse índice chegou a 31%. Para 15% das pessoas, não há nada que o Facebook possa fazer para reconquistar a sua confiança.

Menos audiência
Se a confiança não existe, a tendência é que algumas pessoas deixem de usar a rede social. Segundo a pesquisa, 11% dos entrevistados deletaram o aplicativo do Facebook de seus dispositivos móveis, enquanto 9% não só apagaram o app como também excluíram o seu perfil da rede social.

Uma porção significativa das pessoas consultadas (39%) afirmou que se tornou mais cuidadosa não somente a respeito daquilo que posta na rede, mas também sobre as publicações que curte, tanto de amigos quanto de páginas. Ao todo, 21% dos entrevistados garantiu planejar usar cada vez menos o Facebook no futuro.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »