08/04/2021 às 14h24min - Atualizada em 08/04/2021 às 14h24min

5 passos importantes para garantir o bem-estar de sua equipe

Descubra como a aplicação de medidas simples podem colaborar para o bem-estar no dia a dia de trabalho

Assessoria de Imprensa, Ana Paula Sousa

Nos últimos anos, muitas empresas têm observado a importância de investir seus esforços para que seus funcionários se sintam cada vez mais motivados. Isto porque pessoas felizes e satisfeitas com seu ambiente de trabalho tendem a realizar suas tarefas com maior assertividade, foco e compromisso. 

Criar um ambiente que promova uma maior qualidade de vida aos funcionários pode gerar consequências inclusive a uma maior retenção de talentos.

Inúmeros fatores influenciam para a garantia deste ambiente e cabe à empresa adotar um ambiente que seja seguro físico e emocionalmente aos seus colaboradores.

Os benefícios são diversos e abrangentes. De bom relacionamento da equipe e estímulo a criatividade a melhora do desempenho, engajamento, participação e lucros. 

Neste post, separamos 5 passos importantes que te ajudarão a implementar medidas eficazes que melhorarão a imagem de sua empresa, dentro e fora do ambiente de trabalho. 

Prezar pelo bem-estar da equipe já faz parte dos valores sociais e culturais de inúmeras marcas e companhias renomadas no mercado, sendo palpável a diferença de atuação dos funcionários antes e depois da implementação. Acompanhe a seguir:

1. Comunicação interna

As estratégias de comunicação interna de uma empresa precisam passar por informações relevantes para o dia a dia e reconhecimento de colaboradores, além de servir como um canal aberto de diálogo que facilita o compartilhamento de ideias e conhecimento. 

Quanto maior é a sensação de reconhecimento, de respeito e de que está realmente sendo ouvido pela equipe gestora, maior é a importância dada ao trabalho pelos funcionários.

O reconhecimento de peças chave da equipe é uma parte importantíssima da comunicação interna, agindo como um motivador e estimulador da autoestima dos funcionários. Prezar por criar um canal aberto de comunicação traz um retorno significativo no que diz respeito à feedbacks (tanto dos gestores quanto dos funcionários) e a melhora do ambiente corporativo. 

2. Ergonomia no ambiente de trabalho

As chamadas medidas de ergonomia no ambiente de trabalho são aquelas mudanças na infraestrutura da empresa que buscam a melhora da saúde física e mental dos seus funcionários. 

Elaborar parâmetros estruturais como uma boa iluminação e ventilação, cadeiras ergonômicas, sala de descompressão e mesas que tenham uma altura correta são essenciais para a saúde física dos colaboradores, por exemplo.

Outras medidas podem ser colocadas em prática com o foco na saúde mental e emocional também. Organizar happy hours, festas temáticas, premiações para bons resultados, cafés da manhã e outras providências que estejam ao alcance das possibilidades da empresa também podem ser incorporadas no cotidiano da empresa. O importante é garantir um ambiente leve e com competitividade saudável.

3. Treinamentos profissionalizantes

Realizar palestras, workshops, webinars e conferências que tenham como foco o aprimoramento e o treinamento dos colaboradores aumentam, além do engajamento, as possibilidades de uma atuação mais profissionalizada e assertiva. 

Este tipo de ação traz grandes benefícios não só ao funcionário, mas para toda a empresa e sua rotina de trabalho. Com isso, as pessoas se sentem incentivadas a crescer profissionalmente e entusiasmadas a darem seu máximo nas suas funções.

Invista, também, em treinamentos que busquem aperfeiçoar a inteligência emocional, entender como funciona o psicológico de cada um e assimilar melhor as relações interpessoais existentes na empresa. 

O bem-estar do funcionário passa por diversas pequenas ações do dia a dia que ao serem colocadas em prática fazem uma grande diferença na entrega de resultados.

4. Preste atenção nos níveis de estresse

O estresse é uma das primeiras características a serem notadas quando há distúrbios de relacionamento ou quando a empresa está pensando em garantir um espaço saudável e estimulante aos seus funcionários. 

É crescente o número de pessoas com Síndrome de Burnout, por exemplo, quando a exaustão física e mental está relacionada a um estresse crônico. Muitas vezes esta condição está relacionada ao ambiente de trabalho.

Ao implementar todos os passos desta lista, é muito provável que os níveis de estresse da equipe já sejam reduzidos sensivelmente. Contudo, é importante ter uma atenção especial ao tema e fazer com que os colaboradores se sintam livres para comunicar problemas e desentendimentos aos seus gestores. Procure instaurar pausas entre os turnos, colaboração tranquila entre as equipes e momentos de descontração durante o dia.

5. Organização do espaço 

Não é incomum reclamações relacionadas à bagunça e organização do espaço físico de uma empresa tanto por parte dos funcionários quanto por parte dos gestores. 

Incentivar a manutenção de um espaço limpo, arejado, organizado e com bom espaço de circulação poderá interferir diretamente na qualidade do trabalho desenvolvido. Um ambiente bagunçado e cheio de materiais em desuso confunde os funcionários e prejudica a funcionalidade.

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