AtaNews Publicidade 728x90
13/04/2018 às 15h19min - Atualizada em 13/04/2018 às 15h19min

HEMODINÂMICA: Santa Casa de Araçatuba receberá do Estado R$ 2,5 milhões para novo aparelho, anuncia deputado Roque Barbieri

Política e Mais
Foto:Divulgação

A Santa Casa de Araçatuba vai receber do governo do Estado de São Paulo, R$ 2,5 milhões para a compra de um novo aparelho de hemodinâmica. A liberação da verba foi anunciada nesta quinta-feira (12), ao provedor Carlos Joaquim Rodrigues, pelo deputado estadual Roque Barbiere (PTB).

Na semana passada, durante a posse do governador Márcio França (PSB), o provedor apresentou ao deputado pedido que o hospital havia feito em 2013 ao governo do Estado. Rodrigues pediu o empenho de Roquinho, pois o atendimento de pacientes com problemas cardiovasculares está cada dia mais complicado devido a intercorrências técnicas que o atual equipamento, instalado há 20 anos, vem apresentando nos últimos meses. O aparelho é usado em procedimentos com pacientes de 40 cidades da região.

“Em menos de uma semana, o deputado Roquinho despachou com o governador e conseguiu a verba. Isso demonstra o prestígio dele junto ao novo governo e o seu comprometimento com a população regional que depende da Santa Casa de Araçatuba para diagnóstico e tratamento de problemas cardíacos, a maioria dos quais de urgência”, afirma o provedor.
 

O Serviço de hemodinâmica da Santa Casa de Araçatuba possui equipe de médicos intervencionistas especializados na realização de diagnósticos de problemas cardiovasculares através do exame de cateterismo e tratamentos, como angioplastia. O Hospital realiza uma média média anual de 1.600 cateterismos, 500 angioplastias e 350 arteriografias. Da média anual de 2.400 atendimentos, 85% são para pacientes do Sistema Único de Saúde.

ALTA COMPLEXIDADE

A Hemodinâmica é mais uma especialidade de alta complexidade da Santa Casa de Araçatuba, que é referência para os municípios da região. O Serviço utiliza tecnologia digital para diagnosticar e tratar patologias que acometem o sistema circulatório. Exemplo disso é o cateterismo cardíaco, exame que identifica obstruções das artérias coronárias e a angioplastia com balão, procedimento terapêutico, para desobstruí-las.

A critério do médico pode-se realizar na angioplastia implante de uma prótese endovascular (para ser utilizada no interior dos vasos) conhecida como ‘stent’, para manter a artéria aberta. A Unidade também avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco, para diagnosticar possibilidades de infarto agudo do miocárdio.

No rol de procedimentos realizados pelo serviço de hemodinâmica estão ainda os exames das artérias cerebrais para a detecção de aneurismas; da aorta, principal artéria do corpo humano, que leva sangue para todo o corpo; das artérias dos membros superiores e inferiores, para detectar trombose ou demais obstruções.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »