03/04/2021 às 11h53min - Atualizada em 03/04/2021 às 11h53min

Torta de limão transparente com merengue

Prepare essa sobremesa neste sábado

A Receitaria
Essa torta é mágica! Graças a uma camada transparente de limão, parece que o merengue está flutuando sobre a massa. Uma ótima dica que também tem um gosto incrível. Esta torta de limão transparente com cobertura de merengue chama a atenção.

Porções: 5-6
Tempo de preparo: 12 horas
Tempo de cozimento: 90 min
Grau de dificuldade: moderado

Ingredientes:

Massa:


330 g de farinha;
180 g de manteiga;
150 g de açúcar de confeiteiro;
1 ovo;
60 g de farinha de amêndoas;
Grãos de ervilhas ou lentilhas, para pesar a massa.

Camada transparente:

4 limões sicilianos;
800 ml de água;
120 g de açúcar;
36 g de gelatina em pó.

Merengue:

120 g de açúcar;
3 claras;
1 pitada de sal;
60 g de açúcar de confeiteiro.

Mais:

Maçarico

Passo a passo:

1. Sove todos os ingredientes da massa, a envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos uma hora. Abra a massa (cerca de 0,5 cm de espessura) e coloque em uma forma de torta. Corte o excesso de massa da borda.

2. Coloque papel manteiga sobre a massa e use grãos de ervilhas ou lentilhas para fazer peso. Leve-a ao forno a 180 °C por 45 minutos. Deixe a massa esfriar completamente após assá-la. Em seguida, retire os grãos e o papel manteiga.

3. Misture a gelatina com cerca de 10 colheres de sopa de água fria e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Esprema o suco dos limões em uma panela com água e ferva tudo com o açúcar. Em seguida, deixe a mistura esfriar até cerca de 60 °C. Agora adicione a gelatina e misture tudo muito bem. Despeje tudo novamente por uma peneira e deixe esfriar a cerca de 30 °C. Quando essa temperatura for atingida, despeje o líquido sobre a massa fria. Coloque tudo na geladeira por pelo menos 6 a 8 horas (ou, de preferência, durante toda a noite).

Dica: Você também pode substituir o limão por 3-4 colheres de sopa de ácido ascórbico, isso deixará a camada ainda mais transparente.

4. Para o merengue, bata as claras e o sal até ficarem firmes. Adicione o açúcar de confeiteiro enquanto continua a bater. Em seguida, peneire o açúcar de confeiteiro e o amido de milho nas claras e misture novamente.

Conselho: adicione 1 colher de chá de amido de milho.

5. Distribua o merengue sobre a camada transparente da torta.

6. Usando um maçarico de cozinha, queime delicadamente o merengue para dourá-lo.



O merengue parece flutuar sobre a torta! Seus convidados certamente se lembrarão desta receita por muito tempo. Desfrute!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »