AtaNews Publicidade 728x90
01/04/2021 às 10h14min - Atualizada em 01/04/2021 às 10h14min

Nota pública: Esclarecimentos sobre medidas adotadas no Pronto Socorro Municipal de Birigui

Assessoria de Imprensa
A Prefeitura de Birigui esclarece que a situação no Pronto Socorro Municipal não é diferente da realidade da nossa região e do nosso país, com sistema colapsado por conta da segunda onda da pandemia da covid-19. Hospitais públicos e privados estão sobrecarregados, sem leitos de UTI, com dificuldades para compra de medicamentos e insumos por falta no mercado, conforme noticiado diariamente pela imprensa.

Diante disso, cabe elencar algumas medidas que a gestão municipal vem tomando para melhorar, a cada dia, os atendimentos no Pronto Socorro:

1 – Reestruturação da farmácia, visando não deixar faltar medicamentos e insumos necessários.

2 – Ampliação do sistema de gás de oxigênio, triplicando a capacidade do oxigênio usado pelos pacientes;

3 – Reformulação da equipe médica, diante da saída, por decisão própria, de alguns médicos;

4 – Alimentação equilibrada para pacientes covid fornecida pela Santa Casa;

5 - Compra de 5 respiradores. Agora a unidade possui 8 respiradores;

6 – Compra de bombas de infusão (aguardando entrega do fornecedor);

7 – Implantação dos atendimentos de fisioterapia respiratória com o objetivo de auxiliar na recuperação dos pacientes para que deixem de fazer uso de oxigênio;

8 – Credenciamento junto ao Governo do Estado para abertura de 18 novos leitos de enfermaria no Pronto Socorro;

9 – Em processo de abertura do Pronto Atendimento Básico para atendimentos clínicos, com o objetivo de desafogar o Pronto Socorro que hoje é considerado um mini-hospital para atendimentos covid e emergências;

10 – Implantação de atendimentos com assistente social.


Sobre a saída de alguns médicos do plantão, por decisão própria, cabe esclarecer que eles não faziam parte da equipe que atendiam casos de covid-19. Com a saída deles, a Secretaria Municipal de Saúde precisou fazer uma reestruturação médica por meio da empresa contratada para prestar o serviço. Hoje o Pronto Socorro conta com médicos plantonistas, diretor clínico, responsável técnico e coordenador médico.

Quanto aos atuais médicos plantonistas, a gestão esclarece que são profissionais excelentes, que possuem qualificação adequada e estão preparados para atender os casos clínicos, de covid-19 e emergências. Médicos e equipes de enfermagem estão esgotados, mas trabalhando com dedicação para salvar vidas. A administração municipal reforça ainda que ao contrário do que foi divulgado, os medicamentos para intubação e outros necessários para os atendimentos não estão em falta no momento.

Sobre a alimentação para os pacientes em isolamento na ala Covid, todos recebem refeição equilibrada fornecida pela Santa Casa. Os lanches, refrigerantes e frutas que são doados por voluntários para o projeto Mãos que Cuidam são destinados, exclusivamente, para os pacientes e acompanhantes dos atendimentos clínicos.

Mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas por conta da pandemia, a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, não tem medido esforços para oferecer aos pacientes do Pronto Socorro Municipal um atendimento digno, principalmente para aqueles que necessitam de transferência para UTIs e aguardam liberação de leitos por meio da Central de Regulação.

O prefeito Leandro Maffeis tem acompanhando diariamente in loco a situação da unidade, pois o foco da atual administração é a saúde e, diante da situação crítica da pandemia, em salvar vidas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »