AtaNews Publicidade 728x90
29/03/2021 às 16h13min - Atualizada em 29/03/2021 às 16h13min

Escritório pequeno: saiba otimizar seu espaço

Organização é fator fundamental para que os espaços sejam melhor aproveitados.

Assessoria de Imprensa
Foto: Imagem Ilustrativa
Em tempos de isolamento social, diversas pessoas têm adotado a prática do home office. Entretanto, como os imóveis — sobretudo apartamentos — são cada vez menores, os escritórios são montados em pequenos espaços disponíveis na casa, como uma parede na sala ou no quarto. Com isso, surge a necessidade de otimizar o espaço.
 
O primeiro passo da otimização é escolher a mesa certa. Para isso, é fundamental ter a medida exata do local em que ela será instalada. E, como há pouco espaço disponível, o ideal é optar por uma escrivaninha pequena ou até mesmo suspensa.
 
Por ter dimensões reduzidas, o escritório precisa ser prático, uma vez que o ambiente é limitado. Sendo assim, a ideia para o seu home office ou mesmo para o escritório comercial é sempre criar soluções otimizadas.

Como otimizar o espaço de um escritório pequeno?

Veja, a seguir, algumas dicas interessantes para otimizar o espaço do seu escritório e potencializar sua produção:

- Não se limite apenas ao espaço do escritório
- Não pense que seu espaço de trabalho se limita somente à sua mesa. Quando sentir a necessidade, você pode e deve usar outras estruturas. Quem trabalha com um notebook, por exemplo, pode explorar outros ambientes da casa ou até mesmo algum espaço externo.
- Evite o acúmulo de papel
- Ao evitar o acúmulo de papel, certamente seu escritório ficará mais organizado e, consequentemente, você será mais ágil e terá um espaço maior de armazenamento.
- Mantenha o escritório organizado
- Manter-se organizado e determinar seu espaço é importante, pois a bagunça certamente atrasa seus processos. Dessa forma, uma solução é colocar lembretes (em papel ou no computador) das suas tarefas do dia.
- Use o mesmo revestimento em todo o piso


Caso você possua um pequeno cômodo exclusivo para seu escritório, opte por carpetes por toda a superfície  ou por um piso amadeirado em vez de revestimento de azulejos ou pequenos tapetes.
 
Isso porque os azulejos costumam fazer barulho ao caminhar e podem, por exemplo, atrapalhar uma ligação telefônica importante. Além disso, um único revestimento cobrindo toda a extensão faz com que, visualmente, o escritório pareça maior.

Escrivaninha pequena
Definitivamente, esqueça o “mesão”. Tudo está sendo otimizado nos escritórios e as mesas enormes estão ficando de lado. Dessa forma, tenha uma estação de trabalho menor, com uma escrivaninha pequena. Como tudo o que você precisa está no seu computador, não há motivos para perder espaço com um móvel tão espaçoso.

Explore a sua parede
Se você precisa de mais espaço para organizar suas coisas, uma dica é explorar a parede e, para isso, basta colocar prateleiras e nichos logo acima da escrivaninha. Dessa forma, a decoração ficará agradável e seus itens muito bem organizados.

Escolha a iluminação certa
Evite a luz que vem do teto, pois ela faz sombra no seu ambiente de trabalho e prejudica a qualificação da imagem em videoconferências. Uma luminária de mesa pode ser uma opção interessante, pois basta direcioná-la ao seu computador. Outra iluminação que deve ser evitada é a luminária de pé, pois ocupa um espaço que pode ser aproveitado de outras formas.

Fique atento às novidades do design
Os designers estão sempre criando soluções novas e mais adequadas para otimizar o espaço do escritório. Sendo assim, fique de olho nas novidades.

Deixe o seu monitor móvel
No mercado há suportes (braços articulados) em que é possível apoiar seu monitor e movimentá-lo para mais longe da mesa, possibilitando que você ganhe mais espaço em sua área de trabalho.

Identifique os cabos
Identifique todos os cabos dos equipamentos que você utiliza, pois isso facilitará ligá-los ou desligá-los.

Procure usar cores claras
Use cores claras onde for possível, especialmente nas paredes, pois isso dará a impressão de um ambiente mais amplo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »