AtaNews Publicidade 728x90
27/03/2021 às 09h55min - Atualizada em 27/03/2021 às 09h55min

Mais restrições são anunciadas pela prefeitura de Araçatuba

PMA
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Araçatuba adotou novas medidas restritivas para enfrentamento à pandemia de Covid-19. As medidas são de caráter temporário e emergencial e valem de 29 de março a 4 de abril.

Nesse período, fica proibido a retirada ou “pegue e leve” em bares, restaurantes, shoppings, galerias e similares e comércio varejista e materiais de construção. Fica permitido somente os sistemas de delivery e de drive-thru, sendo que os estabelecimentos devem permanecer com suas portas totalmente fechadas.

De acordo com o decreto nº 21.723 de 26 de março de 2021, também fica proibida a realização de eventos esportivos ou recreativos em áreas públicas ou particulares. Também são proibidas reuniões, concentrações ou permanência de pessoas em espaços públicos como praças, parques e prainha municipal, entre outros.

Os hipermercados, supermercados, açougues, padarias e similares deverão encerrar suas atividades até às 20h, permitindo após esse horário somente atendimento via delivery. Além disso, a entrada e permanência dos clientes no interior desses estabelecimentos deverá ser rigorosamente controlada, limitando no estabelecimento a presença de 1 pessoa a cada 40 m² da área de venda.

A venda de bebidas alcoólicas após as 18h nos sábados, domingos e feriados está proibida nos estabelecimentos e lojas de conveniência. Os depósitos de bebidas deverão encerrar suas atividades às 18h. Fica permitido apenas o serviço de delivery nesse período.

Também devem ficar fechadas as áreas de lazer e salões de festa, inclusive em condomínios horizontais ou verticais.

AUMENTO DA MULTA

O comerciante que não cumprir as determinações fica sujeito à multa de R$2909,00 e à cassação da licença de funcionamento do estabelecimento por 15 dias.

ANTECIPAÇÃO DO FERIADO

Foi decretada também a antecipação do feriado de Corpus Christi, que ocorreria no dia 3 de junho, e passa a acontecer na próxima quinta-feira, dia 1º de abril. Dessa forma, se cria um feriado prolongado de Páscoa, unindo-se à Sexta-feira Santa e o final de semana.

UNIÃO REGIONAL

Em contato telefônico com prefeitos da região, o prefeito Dilador Borges pediu para que as restrições também sejam reforçadas nos municípios vizinhos. “Não podemos abrir mão da vida. Estamos chegando ao nosso limite e apesar dos investimentos, a pandemia continua avançando. Não é só aumentar leito, é ter material hospitalar, contratação de pessoal, oxigênio”.

Dilador ressalta a importância de todas as cidades da região manterem o isolamento social e restringir ainda mais as medidas de segurança sanitária. “Tem que haver uma união nesse momento. De nada adianta restringirmos as medidas aqui em Araçatuba e o munícipe visitar as cidades vizinhas em busca do comércio”.


SAÚDE

A secretária de Saúde, Carmem Guariente, fez um balanço da situação da Covid-19 em Araçatuba, que justificam as medidas adotadas através do decreto publicado nesta sexta-feira.

“Temos uma média de 7 óbitos por dia. As internações de casos graves crescem a cada dia. Iniciamos atendimentos no Hospital Municipal na segunda-feira (22) com 10 internados e hoje temos 17 pacientes internados. Quanto mais abrimos leitos para casos graves ou leves, mais rapidamente essas vagas são ocupadas. Estamos chegando ao nosso limite de oxigênio devido à logística. Diariamente temos registros de 400 a 500 suspeitos por dia”.

O chefe de gabinete Deocleciano Borella Jr., explicou que as novas restrições adotadas pela administração municipal têm o objetivo de diminuir a circulação de pessoas nas ruas. “A situação da pandemia se agrava a cada dia, como informado nos dados transmitidos pela Secretaria de Saúde. Precisamos que as pessoas fiquem em casa”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »