AtaNews Publicidade 728x90
23/03/2021 às 12h29min - Atualizada em 23/03/2021 às 12h29min

Para garantir atendimento, PS começa a transferir pacientes para o Hospital Municipal

PMA
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba colocou em funcionamento nesta segunda-feira (22) o Hospital Municipal (HM) para atendimento de pacientes com Covid-19. O Hospital Municipal NÃO é aberto ao público. O local funcionará como apoio à Rede de Urgência e Emergência, como Pronto Socorro Municipal e Santa Casa de Misericórdia.

A demanda de pacientes será encaminhada pelo Pronto Socorro ou pela Santa Casa de acordo com a necessidade. Para casos de Covid-19, o público deve procurar atendimento no Pronto Socorro Municipal.

Atuarão no HM equipes de saúde compostas por médico, fisioterapeuta, enfermeiros, nutricionista, entre outros profissionais. Para ampliar o atendimento, o prefeito Dilador Borges publicou decreto permitindo que os serviços de saúde se unam para contratação de profissionais com mais agilidade.

O Hospital Municipal conta, inicialmente, com 10 leitos para atendimento a pacientes com casos leves de Covid-19. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde protocolou junto ao Governo do Estado de São Paulo o credenciamento para mais 33 leitos clínicos. O HM está equipado com cilindros de oxigênio caso haja necessidade.

O diretor técnico do Pronto Socorro Municipal, Carlos Mori, considera que a abertura do Hospital Municipal é uma grande conquista da população de Araçatuba. “Todos os passos para a abertura foram baseados em critérios epidemiológicos, clínicos e sempre atentos à situação de pacientes sintomáticos respiratórios. A gestão municipal soube dosar bem como determinar os passos de uma abertura consciente, em um momento que a cidade necessitava com o esgotamento de vagas tanto na Santa Casa de Araçatuba como no Pronto Socorro Municipal. A partir da sinalização dos serviços que a demanda estava acima de suas capacidades, entendeu se que havia a necessidade de se lançar mão do dispositivo que estava preparado para o recebimento de pacientes sintomáticos respiratórios. Os pacientes encaminhados para o HM são cuidadosamente avaliados, reavaliados afim de que possa ser garantida uma assistência integral, humanizada e, o principal, com responsabilidade no seu cuidado. A abertura de leitos de enfermaria vem ao encontro com a superlotação nos serviços, podendo desafogar o sistema tanto a nível de setor terciário quanto do nível primário da urgência e emergência”, finalizou o médico.

Para atendimento, o Hospital Municipal passou por adequações estruturais, manutenção de equipamentos, aquisição de materiais hospitalares, EPIs, medicamentos, revisão e ampliação das redes de gases. O investimento foi de R$265.256,21.







 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »