AtaNews Publicidade 728x90
23/03/2021 às 09h28min - Atualizada em 23/03/2021 às 09h28min

Saúde recebe kit para realização de consultas farmacêuticas

PMA
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba recebeu uma doação de kit para realização de consulta farmacêutica pelas Unidades Básicas de Saúde.

Este kit foi doado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e o Ministério da Saúde. É composto de balança, aparelho para medida de glicemia, fita métrica, termômetro, planilha para organização dos medicamentos e horários para os pacientes, além de bolsa para transporte desses materiais e coleção de livros técnicos.

A doação deste Kit é um apoio ao projeto de Implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica. O projeto se iniciou com a capacitação dos farmacêuticos através de um curso de 1 ano, entre 2019 e 2020, na modalidade EAD, oferecido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com o Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, além de encontros mensais entre os profissionais para discussão de casos e reciclagem.

O projeto municipal de Implantação da Farmácia Clínica consiste em atuação dos farmacêuticos realizando consultas individuais aos pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, para o acompanhamento das patologias. O objetivo das consultas é auxiliar na adesão ao tratamento medicamentoso, incentivar hábitos de vida saudável, detectar reações adversas aos medicamentos, evitar erros de medicação ou desistência do tratamento e acompanhar a evolução das doenças crônicas prevenindo seu agravamento, através de análise dos exames e dados colhidos nas consultas.  

As consultas iniciaram em outubro de 2020, após a contratação de farmacêuticos para todas as UBSs municipais e a capacitação destes para desenvolverem esse trabalho. As consultas são realizadas nas UBSs com a identificação dos pacientes mais vulneráveis, podendo ser feitas inclusive em domicílio. Há uma agenda semanal em que os farmacêuticos se organizam e todos os profissionais técnicos das equipes de saúde podem encaminhar os pacientes ao farmacêutico, quando identificam dificuldades com relação aos tratamentos propostos ou piora no quadro clínico.

A doação deste kit visa a melhoria da qualidade dos atendimentos clínicos, assim como o aperfeiçoamento e expansão da capacidade operacional da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica, bem como todo o Sistema Único de Saúde (SUS).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »