AtaNews Publicidade 728x90
22/03/2021 às 10h43min - Atualizada em 22/03/2021 às 10h43min

Eletrodomésticos: como escolher o melhor para diminuir o consumo de energia?

Consumo e energia

Assessoria de Imprensa, Stephane Bandeira
Foto: Divulgação
A ANEEL (agência nacional de energia elétrica) estabelece cores de Bandeiras e quanto será cobrado a mais em cada uma delas para o consumidor (tarifas). É um sistema que sinaliza os custos reais, as cores (verde, amarela, vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos naquele mês ou período. 

O importante de ter em mente qual a tarifa para aquele mês é que (segundo o site da própria ANEEL) as tarifas representam a maior parte da conta de energia dos consumidores. 

Quando olhamos na conta a bandeira vermelha, por exemplo, já começamos a nos preocupar e nos perguntar “quanto a mais a energia será cobrada no próximo mês?”. Dentre as opções para diminuir o gasto de energia, e consequentemente, os custos, está a escolha dos eletrodomésticos, vamos falar um pouco de como isto pode te auxiliar no dia-a-dia. 

Neste texto vamos expor como escolher eletrodomésticos com a finalidade de diminuir o consumo de energia, ou ainda, opções de produtos similares que contam com tecnologia para diminuir o gasto de energia durante sua utilização. 

Mas então a primeira questão é, como saber quanto gasta de energia o eletrodoméstico? 

Vamos usar de exemplo o ferro de passar: verificando o manual do produto, é possível observar qual a sua potência, uma vez verificada, você divide essa potência por 1000 e multiplica pela tarifa de energia da sua companhia. Esta conta simples já vai te mostrar quanto aquele aparelho irá gastar. 

Outra forma de observar de forma inicial o consumo de energia daquele produto é observando também as etiquetas (etiqueta nacional de conservação de energia) do inmetro. Estas etiquetas também podem te auxiliar a chegar neste número e verificar o quanto antes quanto aquele produto gastará de energia. Se possível, verificar este fato antes mesmo de comprar o eletrodoméstico, e evitar futuras surpresas negativas quanto a conta de energia chegar. 
 
Estas observações do produto, apesar de mais técnicas, são bem simples, seguindo o que demonstramos, você já vai conseguir verificar quanto aquele eletrodoméstico terá de consumo de energia na sua casa, te auxiliando a escolher de uma forma mais consciente. 

Alguns eletrodomésticos gastam mais energia que outros?

Sim, como mencionamos é importante verificar a potência, outro fator importante: pesquise o quanto puder sobre a tecnologia dos produtos. Exemplo: está procurando uma máquina lavadora e secadora ou um lençol elétrico? Verifique na descrição da marca e do produto e também nos comentários de quem já comprou. 
 
Muitas marcas realmente investem em tecnologia para que os produtos gastem menos energia. Alguns produtos gastam bastante devido à quantidade de opções de uso e facilidades, análise o que realmente é necessário no seu dia-a-dia, e o quanto poderá utilizar do eletrodoméstico para não ter um aumento inesperado de gasto de energia, principalmente, quando a tarifa na sua região estiver na chamada bandeira vermelha (aquela que a ANEEL alega que foi devido às condições menos favoráveis de extrair e distribuir energia para a população). 
 
Resumindo, o que devo observar antes e depois de comprar um eletrodoméstico? 

Se o seu principal objetivo é escolher pelo produto com menor custo de energia no fim do mês na sua conta: calcule a potência, como ensinamos no início; verifique as funções do eletrodoméstico e quanto elas demandam a mais de energia que outros produtos similares e avalie se realmente são necessárias para você. 
 
Selecione produtos e marcas, leia os comentários de quem já comprou. Nos sites, geralmente, as pessoas deixam bastantes comentários nesses eletrodomésticos que costumam ter um maior gasto de energia. 
 
Após ter feito a escolha, por fim, fique de olho na tarifa de energia naquele mês para sua região, veja em qual mês é melhor você utilizar aquele eletrodoméstico para evitar surpresas inesperadas quando for pagar a conta. Seguindo estes passos você terá uma escolha bem mais assertiva e gastará menos com a conta de energia!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »