AtaNews Publicidade 728x90
12/04/2018 às 15h39min - Atualizada em 12/04/2018 às 15h39min

Frutíferas em e na calçada, por quê não?

Na coluna deste mês, a paisagista Caterina Poli indica árvores frutíferas para ter em casa e quais cuidados para que deem frutos. Confira

Casa e Jardim
É muito bom quando a gente sai de férias, pois além de descansar e passear (iuhuuu!), paramos para observar situações em outras cidades ou países com as quais não estamos acostumados no nosso dia a dia. Mudamos nossa forma de olhar!

Dessa vez voltei das minhas últimas férias pensando "Por que não temos frutíferas na calçada?". Poderíamos ter mexerica, limão, pitanga, romã, acerola, goiaba, amora, lima, kinkan, ponkan, grumixama, araçá, pois as raízes não são muito agressivas e não são árvores que ficam muito grandes.

Acho que em avenidas de muito fluxo não funcionaria bem, mas para arborização de ruas de bairro seria bastante interessante! Atraem pássaros, a vizinhança poderia desfrutar, e não atrapalham a passagem. Talvez façam alguma sujeira, mas acredito que o benefício seja maior que o trabalho de varrer.

Mas caso você não queira ou não possa plantar nenhuma frutífera na calçada, é muito fácil plantar no quintal ou em um vaso na sua varanda. Ninguém precisa ter uma fazenda ou sítio para poder ter uma frutífera para chamar de sua. O principal pré-requisito é que se tenha uma boa insolação. Para florescer e frutificar é necessário que bata bastante sol. Alô, fotossíntese!? 

árvore-frutífera-maracujá (Foto: Divulgação)

árvore-frutífera-maracujá (Foto: Divulgação)

árvore-frutífera-maracujá (Foto: Divulgação)

árvore-frutífera-maracujá (Foto: Divulgação)



A varanda precisa ser preferencialmente aberta, não pode ser fechada com vidro, a menos que realmente bata muuuuito sol e seja bem ventilada! Pode ter vento, sim! Porque as folhas das frutíferas, normalmente, são pequenas e não se rasgam. 

Se for plantar em vaso é importante que as dimensões sejam amplas. O ideal é que o recipiente tenha pelo menos uns 45 a 50 cm de boca e profundidade, que seja bem drenado e que a terra tenha bastante matéria orgânica, com os nutrientes necessários para que a planta se desenvolva bem.

Além das frutas listadas acima, também funcionam bem em vasos a jabuticaba, (a preferida de nove entre 10 paisagistas), o figo, a lichia, entre outras.  Pera, pêssego e maçã é mais complicado fazer com que produzam porque preferem clima frio e demandam mais cuidados. Já a banana, você tem que ter espaço, calor e estar ciente de que as bananeiras que se multiplicam loucamente, o seu jardim pode virar um bananal se não for controlado com poda. 

amora-frutifera (Foto: Divulgação)

amora-frutifera (Foto: Divulgação)



Coqueiro se não for no litoral precisa adubar com salitre do Chile, senão não produz! Maracujá é trepadeira e melancia e melão são rasteiras, ainda bem, porque imagina uma melancia caindo da árvore na sua cabeça...

Bom, depois de tantas variedades, ninguém tem mais desculpas de que não dá pra ter uma frutífera. Tirando a falta de sol, que é o único impedimento, geralmente são fáceis de cuidar e produzem bem. Vamos tentar? O resultado e a sensação de se colher uma fruta no pé é maravilhoso! O que antigamente era uma coisa usual, hoje podemos considerar que é um verdadeiro privilégio!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »