20/03/2021 às 16h08min - Atualizada em 20/03/2021 às 16h08min

Hidratação para cabelo sem vida: Veja como recuperar o brilho dos fios

Beleza extraordinária
A rotina de hidratação para cabelo ressecado deve conter ativos potentes e específicos para essa necessidade - Foto: Instagram @k.els.e.y
A hidratação é um cuidado básico e essencial para recuperar o brilho dos fios. Geralmente, o cabelo com essa característica está danificado devido a agressões químicas, mecânicas ou externas que deixam as cutículas capilares mais abertas, facilitando a perda de água, o que deixa os cabelos ressecados, desidratados e opacos. 

É aí que entra a hidratação capilar: uma vez que a reposição de água é um dos principais benefícios desse tratamento, ela age devolvendo esse nutriente para a fibra e, consequentemente, combatendo o ressecamento e a falta de brilho. Mas para alcançar esse resultado, é imprescindível escolher os ativos certos e fazer o ritual de forma adequada. Confira as dicas! 

HIDRATAÇÃO PARA CABELO RESSECADO: SAIBA COMO ESCOLHER OS MELHORES ATIVOS PARA RECUPERAR O BRILHO DOS FIOS
Muitas mulheres se perguntam se a hidratação para cabelo ressecado é diferente das demais. E a resposta é: sim. O ressecamento costuma ser consequência de danos ou da falta de cuidado com os fios. Portanto, o tratamento deve ser diferente, a começar pela máscara de hidratação que deve contar com ativos potentes e fórmula desenvolvida especialmente para esse tipo de cabelo.

Como o cabelo ressecado necessita de uma hidratação profunda, é indicado optar por produtos com ingredientes altamente hidratantes e umectantes, para repor água na fibra capilar e combater o aspecto áspero e opaco. Um exemplo de ativo muito indicado nesses casos é o ácido hialurônico para cabelo, que é conhecido pela sua alta capacidade de reter água e preencher a fibra capilar. Outro benefício é o alinhamento das cutículas capilares, ideal para cabelos ressecados e com frizz, porque essa selagem é o que dá mais brilho e ressalta a saúde das madeixas.

COMO HIDRATAR O CABELO RESSECADO E SEM VIDA: DICAS PARA DEIXAR A SUA ROTINA MAIS COMPLETA
Usar uma máscara de hidratação para cabelo ressecado é um passo importante, mas os outros produtos da rotina também fazem a diferença. Um erro muito comum é usar shampoos sem ativos hidratantes e cremes finalizadores que não complementam o tratamento feito com a máscara. Por isso, é indicado adotar o uso de toda uma linha indicada para cabelos ressecados - para ter um tratamento completo do início ao fim. Para quem tem acúmulo de danos, esse ritual de hidratação profunda é ainda mais importante, já que a necessidade de nutrientes é maior.

Outra dica é fazer a aplicação dos produtos de forma adequada. Evite passar shampoo no comprimento e pontas dos cabelos, pois isso contribui para aumentar o ressecamento e a perda de brilho. A máscara de hidratação para cabelo deve ser aplicada mecha a mecha para uma melhor absorção do produto - enluvar o comprimento das mechas durante a aplicação também é indicado. O calor acelera e potencializa o efeito da máscara, portanto o uso de toucas térmicas ou plásticas pode fazer a diferença no resultado final.

O excesso de produtos e o acúmulo de resíduos é outro fator que resseca e deixa os cabelos opacos e sem vida. Leave-in e creme de pentear em excesso também podem deixar os cabelos pesados. Por isso, utilize apenas a quantidade necessária para o seu comprimento e volume de cabelo e lembre-se de sempre remover bem os produtos enxaguando. Por fim, use sempre água gelada, uma vez que a água quente abre excessivamente as cutículas, deixando o cabelo com frizz, ressecado e sem brilho. 

CRONOGRAMA CAPILAR: HIDRATAÇÃO É O TRATAMENTO BASE DA ROTINA DE CUIDADOS COM O CABELO SEM VIDA
Se a falta de brilho e vitalidade é o maior problema do seu cabelo, seguir um cronograma capilar está entre as medidas que você pode tomar para combatê-los. A hidratação para cabelo ressecado será o primeiro passo da rotina, seguida da nutrição e da reconstrução. Recomenda-se fazer de uma a duas hidratações e nutrições por semana, enquanto a reconstrução deve ser feita quinzenalmente.

Quando falamos de cabelo sem brilho, creme de hidratação e cronograma capilar é importante diversificar os ativos na rotina para não sobrecarregar os fios. Por isso, utilize uma máscara de hidratação profunda, com ácido hialurônico para cabelo ou outro ativo altamente hidratante, e alterne com o uso de máscaras ricas em óleos, para a fase de nutrição, e proteínas na fase de reconstrução. Esses nutrientes complementam um ao outro e, a longo prazo, proporcionam cabelos mais saudáveis e brilhosos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »