AtaNews Publicidade 728x90
12/04/2018 às 12h49min - Atualizada em 12/04/2018 às 12h49min

Conjuntivite pode causar cegueira em cães caso não seja tratada

Entre os sintomas da doença estão pálpebras superiores inflamadas e inchadas, olhos vermelhos, lacrimejantes e com corrimentos.

ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais
Conjuntivite pode levar cães à cegueira (Foto: Gui Soares/Arquivo pessoal)
A conjuntivite não é uma doença que atinge exclusivamente humanos e pode, também, afetar cachorros. E caso não seja tratada, ela pode acarretar problemas irreversíveis, como a cegueira.

“A conjuntivite canina é uma inflamação na região dos olhos que prejudica a visão do animal. É preciso deixar claro que a conjuntivite humana não afeta os animais e vice-versa. A doença, em cães, é proveniente de um ressecamento ocular, que pode ser causado pela poluição, cheiros fortes ou ações climáticas. No entanto, é preciso que os tutores fiquem atentos sempre ao estado geral de saúde do animal, pois quando não tratada de forma correta pode provocar até mesmo a cegueira”, explica a médica veterinária Marisa Salim.

De acordo com a especialista, a conjuntivite é recorrente nos cachorros. “É necessário garantir que os animais não tenham o contato com substâncias, como produtos de limpeza ou mesmo perfume e cremes. Os animais ficam com as pálpebras superiores inflamadas e inchadas, os olhos vermelhos, lacrimejantes e com corrimentos oculares. Além disso, passam a piscar e coçar os olhos excessivamente e com dificuldades em abrir os olhos”, afirma. As informações são do portal G1.

O tratamento da doença, entretanto, varia de acordo com a causa. Por isso, é necessário acompanhamento veterinário. “Para o tratamento da conjuntivite poderão ser aplicados colírios ou pomadas para cães. No entanto, estes tratamentos devem ser sempre recomendados por um médico veterinário. Mas é importante limpar os olhos do animal infectado com algodões umedecidos, lembrando sempre de usar um algodão para cada olho”, diz.

Caso o animal infectado pela doença conviva com outros animais na casa onde mora, é necessário isolá-lo. “Com relação aos cães já contaminados, estes devem ser isolados dos outros animais, para não haver contaminação. O animal deve ser levado com frequência ao veterinário a fim de adiantar qualquer diagnóstico e para evitar não só a conjuntivite, mas outras doenças”, conclui.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »