AtaNews Publicidade 728x90
10/03/2021 às 09h56min - Atualizada em 10/03/2021 às 09h56min

Contribuinte pode destinar 6% do imposto de renda a instituições filantrópicas e de saúde, como o Hospital de Base de Rio Preto e o Hospital da Criança e Maternidade

Recursos financeiros

Assessoria de Imprensa
Hospital de Base de SJ Rio Preto

Esta semana começou o período para a entrega da declaração do imposto de renda de pessoa física 2021 (ano-base 2020) para milhões de brasileiros. Os milhares de contribuintes da região Noroeste do Estado podem, neste momento de prestar contas com o Leão, ajudar financeiramente o Hospital de Base de Rio Preto (HB) e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) ao destinar até 6% do imposto devido aos projetos de assistência do complexo hospitalar.

 

É um dinheiro que já seria destinado mesmo ao governo federal, mas que pode ser investido em projetos que vão beneficiar os cerca de 2 milhões de habitantes dos 102 municípios atendidos pelo HB, HCM e todo o complexo da Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina. “Este dinheiro é fundamental para nos ajudar a equilibrar as contas dos hospitais, que já enfrentavam dificuldades antes, ainda mais depois da pandemia”, ressalta o médico Jorge Fares, diretor executivo da fundação.

Menos de 2% do imposto de renda é destinado a projetos sociais.

 

No Brasil, menos de 2% do valor total em impostos que poderiam ser doados são destinados a hospitais e instituições filantrópicas. Segundo os últimos dados da Receita Federal, em 2019, dos 7,5 bilhões de reais de tributos que os brasileiros poderiam ter direcionado a projetos sociais, apenas R$ 95 milhões foram destinados, ou seja, somente 1,27% do total.

 

Como destinar parte do imposto de renda ao HB e HCM

 

Pode reservar até 6% do valor do imposto devido o contribuinte pessoa física que faz a declaração optando pela tributação por deduções legais, o antigo modelo completo.

 

A pessoa pode reservar 3% para projetos através do Fundo Municipal da Criança e Adolescente e outros 3% para os projetos associados ao Fundo Municipal do Idoso da cidade de Bady Bassitt, que repassam o dinheiro para o HB e HCM.

 

O contribuinte pessoa física que já destinou parte do tributo aos fundos de Bady Bassitt em dezembro passado por meio de depósito ou boleto bancário precisa se lembrar de preencher o campo “Doações Efetuadas” na declaração do imposto de renda.

 

 



Hospital da Criança e Maternidade

 

A pessoa que, em dezembro, destinou até 3% aos fundos municipais pode agora reservar até outros 3% do imposto devido, preenchendo o campo “Doações Diretamente na Declaração”.
 

A equipe do Setor de Captação de Recursos da Funfarme está à disposição para orientar e esclarecer dúvidas do contribuinte pelo telefone (17) 3201-5189.

 

Veja quais projetos do HB e HCM irá ajudar

 

Os recursos captados por meio do Fundo Municipal do Idoso de Bady Bassitt são investidos na modernização e adequação de Setor de Geriatria do Hospital de Base para manter o atendimento de qualidade.

 

Já o dinheiro do contribuinte destinado através do Fundo da Criança e do Adolescente será empregado em melhorias e investimentos na UTI Neonatal e de diversos tratamentos pediátricos do Hospital da Criança e Maternidade.

 

Para conhecer mais os projetos acesse https://www.hospitaldebase.com.br/files/pub/2386/prestac-a-o-de-contas-2019-compactado.pdf

 

Transparência na prestação de contas

 

O complexo Funfarme e seus hospitais são totalmente transparentes na prestação de contas de todo o dinheiro que recebem da sociedade, inclusive o proveniente do imposto de renda.

 

O contribuinte pode acompanhar no link

 

https://www.hospitaldebase.com.br/portal-da-transparencia

É possível acompanhar os projetos e os valores investidos também acessando os links e documentos digitais

https://www.hospitaldebase.com.br/quemdoatransforma/

https://www.hospitaldebase.com.br/files/pub/2386/prestac-a-o-de-contas-2019-compactado.pdf

 

Saiba o passo a passo para destinar o imposto aos projetos do HB e HCM

 

1. clique em RESUMO DA DECLARAÇÃO;

2. em seguida, clique em DOAÇÃO DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO – ECA;

3. após aberta a fica, clique em NOVO;

4. preencha todos os campos;

5. declaração já preenchida, o aplicativo calcula o VALOR DISPONÍVEL

PARA DOAÇÃO;

6. para imprimir o DARF, clique em DECLARAÇÃO->IMPRIMIR-

>DARF-DOAÇÃO DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO – ECA.

 

Serviço:

 

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bady Bassitt:

CPNJ: 18.064.009-0001-21 – Banco do Brasil – C/C 7.250-8 AG 7013-0

 

Fundo Municipal de Direitos do Idoso de Bady Bassitt

CNPJ: 32.089.797-0001-31 – Banco do Brasil – C/C 35.460-0 AG 7013-0

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »