AtaNews Publicidade 728x90
05/03/2021 às 17h29min - Atualizada em 05/03/2021 às 17h29min

Onça ameaçada de extinção é salva após polícia interceptar homem que a capturou

O filhote estava sendo transportado em um carro por um homem de 36 anos que também havia capturado um caititu, conhecido como porco-do-mato

Assessoria de Imprensa
Foto: PM Ambiental/Divulgação
O Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) resgatou um filhote de onça-preta, espécie ameaçada de extinção, durante uma ação de fiscalização na TO-080, em Caseara, na região oeste do estado do Tocantins.

O filhote estava sendo transportado em um carro por um homem de 36 anos que também havia capturado um caititu, conhecido como porco-do-mato.

O automóvel foi interceptado pelos policiais na noite da última terça-feira (2) durante a operação Hórus, realizada na divisa entre os estados do Tocantins e do Pará.

Após os agentes do BPMRED flagrarem o crime ambiental, o batalhão da Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionado e enviou uma equipe que, ao chegar no local, confirmou o crime e aplicou uma multa de R$ 5,5 mil ao homem, que foi detido e levado para uma delegacia de Polícia Civil na cidade de Paraíso do Tocantins.


Foto: Divulgação/BPMRED
O porco-do-mato e a onça-preta foram resgatados pelos policiais e encaminhados para o município de Palmas, onde seguiram para o Centro de Fauna (CEFAU). No local, eles receberão os cuidados necessários. Não foram repassadas informações sobre a posterior soltura dos animais na natureza.

Também não foi informado se foi possível descobrir de imediato a intenção do homem ao capturar os animais. No entanto, por estarem ainda vivos dentro do veículo, a suspeita que se levanta é de que os a onça e o porco-do-mato podem ter sido retirados do seu habitat para serem vítimas do tráfico, especialmente no caso do filhote.

Há a possibilidade, porém, dos animais terem sido capturados para serem mortos para consumo, hipótese que tem mais força em relação ao porco-do-mato, mas que também pode ser relacionada à onça, já que não é incomum que caçadores matem onças, seja para consumo ou não.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »