AtaNews Publicidade 728x90
05/03/2021 às 16h05min - Atualizada em 05/03/2021 às 16h05min

Governo monitora enfermidade do milho

Objetivo é permitir o diagnóstico e o dimensionamento para subsidiar medidas que evitem os prejuízos causados pela doença nos cultivos do cereal

Governo do Brasil
Os prejuízos causados pelas doenças têm gerado grande preocupação para os produtores nas últimas safras. - Foto: Banco de imagens
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está trabalhando no mapeamento da ocorrência do enfezamento do milho junto aos principais estados produtores da cultura. O objetivo do monitoramento é permitir o diagnóstico e o dimensionamento adequados para subsídios de eventuais medidas para reduzir ou evitar os prejuízos causados pela doença nos cultivos de milho em todo o país.

Os prejuízos causados pelas doenças relacionadas ao “complexo de enfezamento" têm gerado grande preocupação para os produtores nas últimas safras, devido ao aumento da ocorrência de sintomas relacionados a essas enfermidades, que também têm sido observados por pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa no país.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), essas doenças são causadas por micro-organismos denominados molicutes, que invadem sistemicamente e se multiplicam nos tecidos do floema da planta de milho e são transmitidos de plantas doentes para plantas sadias, pela cigarrinha Dalbulus maidis.

A Secretaria de Defesa Agropecuária, do Mapa, orienta que os produtores de milho que identificarem os sintomas das doenças nas lavouras entrem em contato com as agências estaduais de defesa agropecuária dos respectivos estados.

Identificação das doenças nas lavouras
Para informações sobre a identificação das doenças nas lavouras e sobre o manejo mais adequado para se minimizar os impactos gerados pelos enfezamentos do milho, pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo elaboraram cartilha sobre o Manejo da Cigarrinha e Enfezamentos na Cultura do Milho.

Acesse a cartilha sobre o Manejo da Cigarrinha e Enfezamentos na Cultura do Milho

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »