03/03/2021 às 16h55min - Atualizada em 03/03/2021 às 16h55min

Torta de lasanha com ricota, muçarela e parmesão

A Receitaria
Quase toda família tem sua própria receita quando se trata de lasanha. Alguns fazem com creme de leite, outros com ricota ou queijo cottage, molho branco ou bolonhesa. Hoje trouxemos uma torta de lasanha visualmente incrível. Também a refinamos com ricota, manjericão, muçarela, parmesão e linguiça com molho de tomate.

Porções: 5-6
Tempo de preparo: aprox. 2 h - 2 h 30 min
Tempo de cozimento: 1 hora
Nível de dificuldade: baixo

Ingredientes:

500 g de folhas de lasanha;
500 g de linguiça crua (tipo longaniza);
Azeite, para fritar;
400 g de ricota ou queijo cottage;
1 punhado de folhas de manjericão picadas;
Sal;
Pimenta;
2 tomates picados;
1 cebola picada;
2 dentes de alho picados;
2 ramos de tomilho;
200 g de molho de tomate;
100 g de parmesão ralado;
200 g de muçarela ralada;
100 g de manteiga derretida, para pincelar.

Passo a passo:

1. Cozinhe as folhas de lasanha em água com sal por 5 a 7 minutos e deixe esfriar. Cubra-as com papel alumínio para que não ressequem.

2. Corte uma ponta das linguiças e esprema a carne. Frite com a cebola, tomilho e o alho. Adicione os tomates e o molho de tomate e deixe reduzir um pouco. Tempere com sal e pimenta e deixe esfriar brevemente.

3. Corte dois terços das folhas de lasanha diagonalmente, criando triângulos. Forre um tabuleiro untado com esses triângulos (diâmetro: 24 cm).

4. Corte o último terço das folhas de lasanha em tiras de 1 a 2 cm de espessura.

5. Espalhe o molho de carne sobre a massa e polvilhe com muçarela ralada e parmesão. Em seguida, misture a ricota com a pimenta e o manjericão e despeje sobre a muçarela. Alise a superfície e tempere com pimenta. Adicione mais mussarela ralada e parmesão. Em seguida, adicione mais uma camada do molho de linguiça por cima.

6. Faça uma trama de tiras de massa sobre a assadeira. Corte o excesso de massa e pincele a trama com manteiga derretida. Leve a assadeira ao forno a 180 °C por 45 minutos.



Esta torta farta é uma ótima alternativa à lasanha tradicional, e você definitivamente tem que provar. Aqui você encontra a receita de lasanha trançada.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »