23/02/2021 às 08h29min - Atualizada em 23/02/2021 às 14h37min

Dicas importantes para empreendedores na reinvenção de negócios em tempo de pandemia

SALA DA NOTÍCIA Boost Marketing & Assessoria de Imprensa
https://www.gugando.com.br
Contém Informação
O cenário atual no mundo, com a crise sanitária causada pelo novo coronavírus, fez com que as pessoas tivessem que se reinventar em diversos segmentos. A reinvenção de negócios tornou-se primordial quando o quesito é continuar a empreender.

O setor gastronômico foi um dos mais afetados, principalmente, bares e restaurantes que constantemente estão à mercê de novos decretos para trabalhar com capacidade reduzida ou até mesmo fechar, por não serem considerados serviços essenciais. Para isso, foi preciso pensar em alternativas para manter a satisfação dos empresários, funcionários e clientes. A reinvenção de negócios teve um importante aliado, o serviço delivery.

Até maio de 2020, quase três meses após o primeiro caso da Covid-19 no Brasil, o delivery teve um crescimento de 59%, de acordo com dados da empresa de pagamentos Rede. Esse consumo já era uma crescente, já que desde 2018 o sistema teve aumento de 23% no Brasil, segundo o Instituto de Foodservice Brasil.

"Neste momento sabemos que haverá queda de lucro para os setores alimentícios. Mas podemos pensar em soluções para manter os negócios", afirma Guga.

Atenção com estoque!

É sempre importante se atentar com os produtos estocados. Afinal, os alimentos precisam estar dentro da validade e em boa qualidade. Aliás, também é imprescindível ter uma quantidade significativa dos itens que tem mais saída.

"Uma alternativa é a possibilidade de redução do cardápio. Pequenos empresários podem apostar na entrega de alimentos congelados de fácil manuseio. Em pequenas porções tem uma melhor saída. Muito estoque é dinheiro parado. Então quanto menor seu estoque significa dinheiro em movimento", orienta o chef.

A oportunidade do digital

Proprietários de diversos segmentos enxergam no mundo on-line a chance de manter o funcionamento de seus estabelecimentos. Afinal, as pessoas estão, literalmente, conectadas em todos os cantos do planeta. Hoje, tudo acontece virtualmente. Então, é uma oportunidade para divulgação.

"Os pratos do dia e o cardápio devem atrair o público on-line. Não temos mais os clientes passando do lado de fora do nosso restaurante ou vendo nosso cardápio físico, então é ideal investir na esfera virtual", comenta Rossi.

Que tal um aplicativo exclusivo para seu negócio?

Este novo universo no qual vivemos demanda tendências inovadoras para atender, com eficiência, o serviço de entregas e, como consequência, a clientela. Com isso, para a reinvenção de negócios, o hef Guga traz três principais possibilidades para uma boa gestão.

WhatsApp – Não é novidade que o aplicativo de troca instantânea de mensagens virou uma maneira de ajudar estabelecimentos a manter os clientes e o trabalho eficaz. Por meio do app, as pessoas podem pedir e acompanhar as novidades dos bares e restaurantes. “É fundamental ter uma comunicação equilibrada. Se for possível, contratar uma pessoa para ficar 100% responsável pelo atendimento nesta ferramenta, até porque ela irá realizar o trabalho de venda também”, evidencia Guga.

Site e loja virtualA internet traz uma rede de possibilidades, então aperfeiçoar seu trabalho pode incluir a criação de um site e, até mesmo, uma loja virtual para atrair ainda mais olhares virtuais.

Aplicativo exclusivoApesar de existir ferramentas para os proprietários cadastrar seus negócios em um sistema on-line de entregas, criar um aplicativo exclusivo do seu estabelecimento pode ser a chave para o sucesso.E, desta forma, contribuir com a reinvenção de negócios. 

“Para o segundo e o terceiro passo funcionar com excelência requer um planejamento eficiente. Neste momento, os empresários podem precisar de auxílio de empresas especializadas no assunto. Aliás, a criação de um aplicativo próprio ajuda eliminar a taxa do delivery de outros apps, mas é essencial tentar manter a conexão com outros aplicativos para agregar mais”, conta o chef.

Além disso, uma ferramenta virtual para sua marca deve trazer conteúdo e não ser exclusivo para venda. O aplicativo tem que despertar interesse do público para baixar e mantê-lo no celular. Outra importância é ser um app que ocupe baixo nível de memória do aparelho. Então, a  reinvenção de negócios pode ser eficiente quando se pensa em diversas possibilidades  para seu empreendimento. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »