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23/02/2021 às 09h11min - Atualizada em 23/02/2021 às 09h11min

Seis caminhos para o seu blog bombar

Planejamento é essencial para garantir um projeto consistente e de sucesso.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Foi-se o tempo em que os blogs resumiam-se a diários de viagem e assuntos pessoais. Hoje, são verdadeiras ferramentas de conteúdo e marketing. Na hora de criar seu site, já vale pensar na criação de um blog paralelo. A ideia é que ele dialogue com o seu produto e possa servir de primeiro contato com o cliente.
 
Obviamente cada blog é único, e você deve pensar nas particularidades do seu para obter os resultados pretendidos. Confira aqui seis dicas essenciais para bombar o seu blog, seja ele focado em vendas ou apenas uma extensão do conteúdo do seu site de negócios.
 
1.Definir o tema

Assim como seu site, o blog deve ter um propósito. Antes de tudo você deve definir um tema que contemple os conteúdos que estarão ali. Um dos grandes erros de empresas que se aventuram nos blogs sem muito planejamento,[1]  é que os assuntos acabam ficando dispostos muito aleatoriamente nas páginas.

 Se o seu site é sobre pacotes de viagens, seu blog pode oferecer dicas de  destinos, resenhas de hotéis e pousadas, listas de lugares mais visitados, etc. Tudo isso gira em torno de um tema: viagens.
 
Com isso, você consegue fazer com que uma pessoa que busca por   "lugares mais visitados no verão" consiga chegar até ao seu produto de forma indireta.

2.Definir o público-alvo

Determinar o público-alvo é essencial na hora de criar um blog. É por meio dele que você vai conseguir planejar a variedade de conteúdo (viagens para mochileiros ou estadias em hotéis de luxo, por exemplo).
 
É pensando no público-alvo que se define o formato do blog: a linguagem, o design, o tipo de navegação e a periodicidade das postagens.

3.Registrar e publicar o domínio

Após definir o que vai ser produzido e para quem, é hora de planejar a ida do blog ao ar. Para isso, você vai precisar de um domínio que, em geral, acaba sendo o mesmo do site, com /blog no final. Se você ainda não tem um site, pense em um nome de domínio que contenha a ideia principal da sua página.
 
É neste campo que você também vai definir a plataforma. O WordPress é uma das mais indicadas, pois permite que você mesmo gerencie toda a criação das páginas e o conteúdo, além das otimizações de SEO de que falaremos mais adiante.

4.Identidade visual

Estando no ar, o blog precisa ter a sua cara. Esse é um dos principais itens que farão você se diferenciar no meio da concorrência e seus visitantes terão uma experiência agradável nas páginas. Além de, claro, associarem esta identidade visual a você.
 
Embora o lema ''menos é mais'' quase sempre faça sentido para os blogs, tudo depende do seu tema e linguagem. Alguns blogs têm maior abertura para um design mais experimental e criativo, enquanto outros se adequam melhor a temas simples e de fácil assimilação.

5.Conteúdo

Enfim chegamos à principal parte da construção de um blog. De nada adianta sua URL ser genial e os designs das suas páginas desenvolvidos pela melhor equipe de web, se o seu conteúdo não é relevante. Lembra do público-alvo? Ele é que vai te indicar o que deve ou não estar no seu blog.
 
Muitas empresas acabam se voltando para pesquisa de mercado, mas esse processo pode ser ainda mais simples. Um bom conteúdo é aquele que conversa diretamente com o leitor, de maneira simples e adequada. A ideia é que ofereça soluções que de fato correspondam às expectativas do cliente.
 
Se o seu blog está relacionado a seu site de viagens, não tem porque falar mal de um destino. Tente criar listas de lugares que valem a pena ser visitados, e ofereça soluções que os direcionem para o seu produto. Você deve estar atento ao estágio do funil em que o seu leitor se encontra. 

6.SEO

 Quando falamos de pesquisa de mercado, o SEO pode ajudar. Isso porque,      ao invés de gastar com dados nem sempre muito precisos, você pode usar a   SERP (página de resultados dos buscadores) para ver o que seu público quer ler ou encontrar.
 
É por meio do SEO que você vai utilizar palavras-chave, linkagem interna e externa. Assim é possível aumentar o alcance do seu conteúdo na internet, atraindo mais pessoas para o seu blog. Conteúdo e otimização andam juntos, portanto acompanhe os resultados para estar sempre em dia com os desejos
e necessidades do público você deseja alcançar.


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