AtaNews Publicidade 728x90
22/02/2021 às 16h27min - Atualizada em 22/02/2021 às 16h27min

Estados Unidos deportam ex-guarda nazista de 95 anos para a Alemanha

NAZISMO

HISTORY
Um ex-guarda nazista de 95 anos foi deportado dos Estados Unidos para a Alemanha. Friedrich Karl Berger, que morava no Tennessee, trabalhou no campo de concentração de Neuengamme durante a Segunda Guerra Mundial. Lá, os prisioneiros eram mantidos em condições terríveis: alguns deles morriam de exaustão ao executarem trabalhos forçados.

Berger desembarcou no aeroporto de Frankfurt no sábado (20/02) e de lá foi encaminhado para as autoridades. Promotores da cidade de Celle, no estado da Baixa Saxônia, disseram que ele seria interrogado, mas ele não foi levado sob custódia. Não está claro se ele será julgado, já que os promotores alemães encerraram o seu caso em 2020, alegando falta de provas.



A ordem de deportação foi proferida no início de 2020, mas a defesa de Berger nos EUA havia recorrido da decisão. Em novembro do ano passado, o Conselho de Apelação de Imigração rejeitou o recurso e confirmou que o ex-guarda nazista deveria ser deportado para seu país de origem.  

Berger morava nos EUA desde 1959. Em entrevista ao Washington Post no início de 2020, ele se mostrou revoltado com a ordem de deportação. "Depois de 75 anos, isso é ridículo. Não consigo acreditar", disse ele. "Vocês estão me expulsando de casa", completou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »