AtaNews Publicidade 728x90
11/04/2018 às 08h46min - Atualizada em 11/04/2018 às 08h46min

Programa Mais Alfabetização é pauta de reunião na Secretaria Municipal de Educação

Assessoria de Imprensa
Foto:Divulgação

Os diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino de Birigui reuniram-se com a equipe da Secretaria Municipal de Educação e com os coordenadores da Oficina Pedagógica, Juliana Xavier Moimás e Patrick Pacheco Castilho Cardoso, nesta terça-feira, 10 de abril, para orientações sobre os primeiros passos a serem tomados para a instituição do Programa “Mais Alfabetização”.
 

O Programa é uma iniciativa do Ministério da Educação que objetiva fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos alunos dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental.
 

As escolas municipais receberão um ‘assistente de alfabetização’, que auxiliará o trabalho do professor da sala de aula regular realizando atividades pedagógicas diversas durante cinco horas semanais por turma.
 

Segundo a secretária municipal de Educação, Meiriane Aparecida Beltran, “apoiar o professor em iniciativas como essa é ferramenta fundamental para o alcance das metas nacionais de alfabetização e para a melhoria dos resultados na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA)”.
 

O “Mais Alfabetização” é apoiado por outros programas do governo federal como o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), o qual fornece recursos para a contratação dos assistentes de alfabetização e para o investimento na compra de materiais específicos, além do Programa Nacional de Formação de Professores, que dá oportunidade aos estudantes de graduação atuarem em regime de ‘residência pedagógica’.
 

O coordenador estratégico do programa, Patrick Pacheco Castilho Cardoso, disse este programa fortalece a autonomia e o protagonismo das escolas e da secretaria municipal de educação na formação continuada, gestão de recursos e materiais pedagógicos.
 

“O programa também vai privilegiar a melhoria da prática dos professores, revertendo-se em benefício para a aprendizagem dos alunos”, salientou Patrick.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »