AtaNews Publicidade 728x90
19/02/2021 às 14h08min - Atualizada em 19/02/2021 às 14h08min

Cia. Teatral Circo Delas realiza temporada online da peça infanto-juvenil "As Clássicas"

O espetáculo propõe um olhar empático para pessoas em situação de rua e terá transmissões gratuitas pelo Youtube, em parceria com abrigos de crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos e violência doméstica, escolas e espaços de acolhimento de crianças imigrantes.

Luciana Gandelini
Assessoria de Imprensa
Foto: Arô Ribeiro

"As Clássicas" retrata com sensibilidade e poesia o universo de quem vive em situação de rua

 

A partir do dia 23 de fevereiro de 2021, a Cia. Teatral Circo Delas inicia a temporada online do espetáculo "As Clássicas", do projeto contemplado no edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 38/2020 – Produção e Temporada de Espetáculo Infanto-Juvenil com apresentação online. 

 

Serão oito apresentações virtuais gratuitas para o público geral, realizadas através da plataforma digital Youtube e transmitidas simultaneamente para abrigos de crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos e violência doméstica, escolas e espaços de acolhimento de crianças imigrantes.

 

As duas primeiras apresentações acontecem no dia 23 de fevereiro, às 10h30 em parceria com a Escola Doce Geração – Unidade I (Cotia/SP), e às 14h30 em parceria com o Abrigo Reviver (São Paulo/SP) e Casa do Bom Menino (Piracicaba/SP).

 

Após cada apresentação haverá um bate-papo online com o público através do chat, propondo um debate sobre o olhar da sociedade para as pessoas em situação de rua, como as tratamos, como se dá seu processo de exclusão dos centros urbanos em razão da especulação imobiliária, entre outros temas abordados no espetáculo. 

 

Em "As Clássicas", Carmela e Federica são duas palhaças amigas que dormem em meio a caixas de papelão nas ruas da cidade grande e passam por situações inusitadas para manter a amizade e conseguir sobreviver.

 

Unindo números autorais e cenas clássicas da palhaçaria, a montagem traça uma narrativa divertida e poética sobre as dificuldades de sobrevivência das pessoas em situação de rua e sua invisibilidade nos centros urbanos, buscando inspirar novas visões e um olhar mais empático em relação às pessoas que vivem à margem da sociedade.

 

Com uma dramaturgia modificada para se inserir no contexto atual da pandemia da COVID-19, momento em que as diferenças socioeconômicas ficaram ainda mais gritantes e a acesso ainda mais precário a direitos básicos de higiene e alimentação, o espetáculo usa o humor e a poesia para sensibilizar o público e falar sobre a vulnerabilidade de quem não tem uma moradia e vive nas ruas.  

 

"Muitas pessoas desconhecem a realidade e a complexidade do universo da população em situação de rua.

Queremos com esse projeto estimular a sensibilização de crianças, adolescentes e seus responsáveis para que possamos olhar com mais humanidade para pessoas que passaram por situações geradas pela desigualdade social que as levaram a viver na rua. Voltar a enxergar essas pessoas como cidadãs da cidade, com direitos e histórias, como qualquer outra, pode nos ajudar a repensar a forma como nos organizamos como sociedade para lidar com essa questão ", comenta a Cia. Teatral Circo Delas

  

O espetáculo aborda ainda o fenômeno de gentrificação, que é a saída forçada da população menos favorecida economicamente e/ou em situação de vulnerabilidade social de determinado centro urbano por conta do processo de especulação imobiliária.  

 

"O projeto como um todo faz uso da empatia e estimula o pensamento crítico no público infanto-juvenil, além de valorizar o protagonismo feminino nas artes cênicas, já que a nossa companhia teatral é formada por artistas mulheres. E com esse formato online queremos contribuir com a ampliação do público teatro, expandindo a nossa área de atuação para outras cidades e estados que não tiveram acesso às apresentações presenciais de "As Clássicas", finaliza o grupo. 

 

Fundada em 2017, a Cia Teatral Circo Delas pesquisa teatro e circo a partir da comicidade feminina do clown. O repertório da companhia é composto pelos espetáculos "As Clássicas", "Dia de Praia" e "O Baú", além do número curto "O Bombom", o curta-metragem "Bombom" e a web-série "Calma, ainda não dá para sair", que já foram apresentados nos mais importantes palcos e equipamentos culturais do Estado de São Paulo, além de festivais nacionais e internacionais como: Festival de Palhaçaria Mamaracho (Colômbia), III, IV e V Encontro Internacional de Mulheres Palhaças (São Paulo), 8º Festival de Sarapuí (São Paulo), Festival de Palhaçaria Sul-Mineiro, Festival Telúrica Curitiba (Paraná), Festival "As Sacerdotisas do Riso" promovido pelo Instituto Cultural ESLIPA (Rio de Janeiro), Projeto Circo de Quebra (São Paulo), entre outros. 

 

Em 2017, o grupo recebeu o "Troféu Destaque pela pesquisa na Palhaçaria" e foi indicado a melhor maquiagem e melhor iluminação no 8º Festival de Sarapuí (SP). Em 2018, foi premiado com o Edital de Apoio à Criação Artística, que resultou na montagem do espetáculo "Dia de Praia". Em 2020, foi contemplado com os Prêmios dos editais ProAc 08 e 38 do estado de São Paulo.

 

As ações fazem parte do projeto "Temporada Online As Clássicas", contemplado no edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 38/2020 – Produção e Temporada de Espetáculo Infanto-juvenil com apresentação online, viabilizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial de Cultura, e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

 

Acompanhe as redes sociais da Cia Teatral Circo Delas para mais informações sobre a programação: www.facebook.com/ciacircodelas, www.instagram.com/cia_circo_delas/  ou @cia_circo_delas

 

FICHA TÉCNICA 

Atuação: Melina Marchetti, Rebeka Teixeira e Andressa Ferreira | Direção e Figurino: Cia. Teatral Circo Delas | Concepção, Dramaturgia e Administração: Melina Marchetti | Orientação: Bete Dorgan | Cenografia: Pedro Hamaya e Melina Marchetti | Concepção sonora: Melina Marchetti | Produção Executiva: Amanda Schmitz  | Fotos: Ana Pascon e Arô Ribeiro | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Iluminadora: Rebeka Teixeira | Operadora de Luz: Natália Peixoto |Design: Magnolia Produção Cultural | Gerenciamento de mídias: Priscila Galvão | Apoio de Transmissão: Marcelo Moraes 

 

SINOPSE – As Clássicas

Carmela e Federica são duas amigas que dormem em meio a caixas de papelão em ruas esquecidas da cidade grande. Para conseguir sobreviver, essas palhaças vão ter que enfrentar muitas situações inusitadas e também fortalecer essa grande amizade.

Quando: 23 de fevereiro de 2021 - (terça-feira)

Horário: 10h30 – em parceria com a Escola Doce Geração (Cotia/SP)

Horário: 14h30 – em parceria com o Abrigo Reviver (São Paulo/SP) e Casa do Bom Menino (Piracicaba/SP) 

Classificação:  Livre 

Grátis

Duração: 40 min + 30 minutos de bate papo online com elenco

Onde assistir: Canal do youtube da Cia Circo Delas

Link: https://youtube.com/channel/UCAaWkY6F4LQ2oUR8Hf5qb8w


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »