AtaNews Publicidade 728x90
19/02/2021 às 11h00min - Atualizada em 19/02/2021 às 11h00min

Benefícios do chá de camomila: bebida tem ação calmante

Efeitos do chá de camomila, por que tomar e os principais nutrientes

O chá de camomila é feito com as folhas e flores da camomila, que é uma planta herbácea e aromática. Tem propriedades medicinais e um ótimo aliado para quem quer combater cólicas, ansiedade, queimaduras, insônia e catapora.

A flor da camomila, quando imersa em água quente para preparar o chá, libera óleos essenciais com propriedades calmantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, fazendo com que a bebida possa ajudar pessoas agitadas, quem têm cólicas e inchaço, além de ser boa para pele.

Benefícios do chá de camomila
Ajuda a acalmar: O chá de camomila contribui para a diminuição da ansiedade e a ter uma boa noite de sono. Isso porque a planta conta com glicenia, substância que exerce um efeito calmante sobre os nervos e que ajuda a dormir. Além disso, o flavonoide apigenina, também presente, liga-se a receptores GABA-A cerebrais de maneira semelhante aos benzodiazepínicos (remédios tranquilizantes), reduzindo a ansiedade.

Reduz cólicas: Por sua atividade antiespasmódica, ou seja, que ajuda a reduzir a contração involuntária dos músculos, o chá de camomila pode ajudar a reduzir as cólicas intestinais e também os gases.
 
Diminui o inchaço: A camomila contém camazuleno, um composto químico que auxilia na redução do inchaço. Ela também tem ação benéfica no fígado, ajudando na eliminação de gordura, o que também beneficia pessoas que querem emagrecer - quando aliada à uma dieta saudável e à prática de exercícios físicos.

Os principais nutrientes do chá de camomila são os flavonoides, que possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. Esta última é importante, porque combate os radicais-livres e previne doenças cerebrais degenerativas (como o Alzheimer, câncer e outras complicações.

A cumarina também está presente no chá de camomila e ela possui ações antioxidante e antibacteriana. A planta ainda conta com vitamina A, nutriente que contribui para a boa visão, pois protege a córnea.

Benefícios da camomila em estudo
Bom para a pele: Ainda não há consenso sobre este benefício do chá de camomila, mas alguns estudos têm mostrado que os óleos essenciais presentes na flor de camomila, liberados durante a preparação do chá, podem ser benéficos quando aplicados diretamente sobre a pele em compressas.

Isso porque eles teriam propriedades anti-inflamatórias, que atuariam contraindo os vasos sanguíneos e ajudando a diminuir a vermelhidão, arroxeado e inchaço da pele, sendo especialmente benéfico para reduzir olheiras.

Ação anti-inflamatória: A ação anti-inflamatória do chá de camomila pode ser benéfica em diversos problemas, entre eles as artrites e outras doenças reumáticas. Converse com o seu médico para saber se o chá pode ajudar no seu caso.

Como compressa: Para utilizar o chá de camomila como compressa, prepare o chá da mesma forma que faria para beber. Depois espere até que ele esteja morno; pegue um pano bem limpo, mergulhe-o na bebida e coloque-o que suavemente sobre os olhos. Deixe por alguns minutos e retire.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »