AtaNews Publicidade 728x90
19/02/2021 às 10h14min - Atualizada em 19/02/2021 às 10h14min

Surgimento de nódulos oculares pode estar ligado a casos graves de Covid-19, aponta estudo

Agência Brasil
Um grupo de pesquisadores franceses observou uma possível ligação entre o surgimento de nódulos oculares e casos graves de Covid-19. Os resultados dos estudos, que foram feitos por meio de exames de ressonância magnética, foram publicados no portal da Radiological Society of North America (RNSA) na última terça-feira (16). 

A equipe explicou que, embora o Sars-Cov-2 afete principalmente os pulmões, o vírus também pode estar ligado a um risco maior de desenvolvimento de doenças oculares infecciosas, como a conjuntivite e retinopatias, que são lesões não inflamatórias da retina ocular, que podem levar à perda da visão.

Segundo a pesquisa, em torno de 7% dos participantes do estudo, que são pessoas que foram internadas com casos graves de Covid-19, também apresentaram nódulos oculares. Agora, a equipe fará mais algumas análises para apontar se há uma relação direta entre o surgimento destes nódulos e o novo coronavírus. 

Serão feitas novas análises para determinar a relação entre o Sars-Cov-2 e os nódulos oculares. Crédito: Shuttertock

Serão feitas novas análises para determinar a relação entre o Sars-Cov-2 e os nódulos oculares. Crédito: Shuttertock



Formação dos nódulos é desconhecida
O processo de formação dos nódulos ainda permanece desconhecido para os pesquisadores, podendo estar ou não relacionado ao processo inflamatório desencadeado pelo vírus. Uma das hipóteses é a drenagem inadequada das veias oculares, que é um problema relativamente comum em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). 

Outra possibilidade é a preexistência de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão, que já são fatores que colocam pessoas no grupo de risco para Covid-19. Entre as 129 pessoas acompanhadas, nove apresentaram os nódulos oculares, sendo seis delas obesas, duas diabéticas e duas hipertensas, com alguns deles tendo mais de uma comorbidade. 

O estudo tocado pela RNSA demonstra a importância do acompanhamento de pacientes graves de Covid-19, mesmo após eles terem recebido alta, para monitorar se existem sequelas ainda desconhecidas da doença. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »