AtaNews Publicidade 728x90
12/02/2021 às 10h17min - Atualizada em 12/02/2021 às 10h17min

O que esperar do mercado de seguros para 2021

O mercado de seguros para 2021 é tido como imprevisível, afinal, não há como saber se o isolamento social terá o seu fim, bem como a retomada para o trabalho presencial.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Definitivamente, o mundo inteiro veio a sofrer com o impacto gerado pelo Coronavírus. No entanto, nem mesmo os especialistas conseguem prever como será o mercado de seguros para 2021. Afinal, mesmo que muitos setores tenham sido prejudicados, o de seguros foi um dos que mais sofreu ao longo deste ano de 2020.

No decorrer do ano, inúmeras quedas foram registradas por meio de gráficos feitos por especialistas na área, o que deixou muitas empresas em estado de alerta. Mas, para tal acontecimento, há sempre uma explicação. Portanto, essas quedas registradas só poderão ser revertidas com a retomada do trabalho presencial.

Como o home office prejudica o mercado de seguros para 2021?

A solução encontrada por muitas empresas para que o trabalho não fosse 100% afetado foi que os seus funcionários passassem a exercer a sua função no conforto de sua casa. No entanto, essa nova estratégia não foi tão boa para o mercado de seguros, seja durante esse ano ou até mesmo no próximo.

Trabalhar em casa é uma forma adotada para evitar aglomerações em determinados locais. Sendo assim, o veículo passa a ficar guardado dentro de casa, e na maioria das vezes, o seguro é cancelado.

Sem novos contratos sendo fechados, as seguradoras se viram preocupadas sobre de como fariam para se manter em um mercado onde o seu produto não possuía mais nenhuma serventia.  Pelo menos, é isso que uma grande parcela da população pensa, uma vez que o orçamento mensal de uma residência sofreu alterações ao longo do ano.
E para evitar ficar com o saldo vermelho, muitos optam por cortar gastos desnecessários, tais como o seguro.

Em suma, o home office foi um dos fatores que podem ter contribuído para a queda nesse setor. Entretanto, é sempre válido ressaltar que, mesmo com a pandemia, também houve muitos pontos positivos e que merecem ser repassados.

É esperado no mercado de seguros para 2021 que os números de clientes permaneçam os mesmos que em 2020 ou então que eles aumentem um pouco.

A expectativa nesse crescimento surge devido a retomada ao trabalho presencial, fazendo com que os trabalhadores se sintam mais confortáveis sabendo que estão pagando um seguro, seja para o seu carro, moto, uma viagem ou de vida.

Agora, caso exista realmente uma segunda onda do Coronavírus, na qual precisamos optar por outro isolamento social e home office, a tendência em números para esse mercado será uma outra queda.

Como o corretor pode ajudar a reverter essa situação?

O papel do corretor de seguros durante o ano de 2020 foi fundamental para que as empresas se mantivessem ativas no mercado.

Afinal, foram esses profissionais a sofrerem um grande impacto na forma de trabalhar e tiveram que passar por adaptações, a fim de captar novos clientes.
A internet, juntamente com as redes sociais, foi uma grande aliada nesse momento. Sendo assim, as empresas investiram grandemente em suas divulgações utilizando esses veículos de comunicação.

Se antes o corretor de seguros era importante e um pilar para uma seguradora, após esse período ele será ainda mais necessário.

Sendo assim, espera-se que esse profissional seja ainda mais ativo e que ajude no crescimento do mercado de seguros para 2021 usando de suas técnicas e experiências tidas nesse último ano para atrair antigos e novos clientes a renovarem os seus contratos, ou assinarem um novo.

Uma alternativa que estão buscando é a opção de oferecer seguros de carro mais baratos, que podem ser parciais, por uso, popular, etc. Sendo assim, o cliente não deixa de contratar um seguro, mesmo que mais em conta.

Caso o home office permaneça até o próximo ano, será imprescindível para o crescimento desse setor, que os funcionários saibam como atrair clientes via internet.

No entanto, é sempre válido ressaltar que, a internet é um ambiente bastante concorrido, então, é necessário que o corretor busque sempre maneiras inovadoras na hora da abordagem.

Perseguir um possível cliente e ficar mandando inúmeras mensagens - seja via e-mail ou através do seu WhatsApp - é algo que pode arruinar a reputação, tanto do corretor quanto da empresa.

Portanto, o corretor é uma peça chave no mercado de seguros para 2021, uma vez que ele será o mediador e facilitador de um novo contrato a ser fechado.

Texto de Jeniffer Elaina, especialista em seguros

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »