AtaNews Publicidade 728x90
11/02/2021 às 15h07min - Atualizada em 11/02/2021 às 15h07min

Saiba quando é a hora de pedir um aumento!

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Diversos fatores são importantes para que os resultados das empresas sejam satisfatórios. Ferramentas, boas estratégias, colaboradores valorizados e diferentes aspectos importantes para objetivos e engajamento.

Que o salário e benefícios são importantes para o colaborador, todos nós sabemos, certo? Porém, nem sempre o aumento chega e o funcionário se vê obrigado a pedir por esse acréscimo no salário.

Pedir um aumento é um momento de grande ansiedade, afinal, há o medo de receber um não, abalar a confiança e até mesmo perder o emprego. Você sabe qual é a hora certa para puxar essa conversa? Saiba mais sobre o tema!
 

Quando pedir um aumento?

Pedir um aumento nem sempre é fácil, mas para que esse momento seja um pouco mais tranquilo é importante olhar para alguns aspectos e avaliar se essa é a hora correta para a conversa.

Não é que exista de fato um “momento certo” para isso, mas com certeza, existe o momento errado. Por isso, é preciso ter sensibilidade para que o trabalhador saiba escolher a hora para falar com chefes e RH.

Imagine a situação: a empresa está fazendo demissão em massa ou lidando com alguma crise. Certamente essa não é hora de pedir para seu salário aumentar, não é mesmo? Portanto, considere alguns elementos para entender sobre o momento:
 

Como está o seu desempenho?

Para entender sobre o momento correto, é preciso fazer uma autoanálise. Não basta pensar em suas necessidades pessoais, afinal, é preciso apresentar argumentos que façam com que seu gestor autorize o aumento do salário.

Sendo assim, o primeiro item a se pensar é sobre seu desenvolvimento na empresa. Como estão suas entregas? Quais são seus desafios e o que você tem dado de retorno para a empresa?

É importante ser realista. Pense como líder: você daria um aumento para você baseado apenas em seu desempenho? Analise se você está cumprindo suas demandas e mais do que isso, se está indo além do esperado e performando muito bem.
 

Qual é a situação econômica da empresa?

Por melhor que seja sua performance, caso a empresa passe por um momento delicado, o aumento será mais difícil de ser aceito e é preciso olhar para esse ponto.

Leve em consideração o cenário geral da organização, se há mais contratações ou demissões, se há reclamações dos líderes quanto aos resultados e perceba como está o clima dentro do negócio.

Olhar de forma estratégica para a empresa pode te poupar de pedidos rejeitos e de mal-estar gerado por tocar nesse assunto em momentos delicados, faz sentido?

Como é o salário de seu cargo no mercado?

Além de olhar para dentro, é crucial fazer uma pesquisa de mercado. Busque em outras empresas, sites de vagas, com colegas de profissão e referências sobre como está o salário para a função que você desempenha.

É importante entender se o seu salário está muito abaixo do mercado, levando em conta seu tempo de experiência e suas formações na área. Se perceber que há grande defasagem nos seus recebimentos frente ao mercado, é um importante argumento para o pedido de aumento.

Como está o humor do seu chefe?

Se você já avaliou os tópicos anteriores e entendeu que é um momento pertinente, é importante escolher a hora certa para falar com seu chefe. A conversa pode gerar grande ansiedade, por isso, ela não pode ser feita no corredor e de forma inapropriada.

Observe sua liderança, entenda como está sua semana e agenda e busque por momentos mais tranquilos. Procurar pelos líderes em tempos de grandes entregas, pressão e estresse, pode ser uma frustração.

O momento em que a liderança está vivendo pode ter influência sobre seu pedido, portanto, observe as atividades antes de marcar uma reunião.

Ao olhar para esses aspectos, certamente você terá a resposta: é o momento de pedir o aumento? Se identificar que é a hora correta, prepare seus argumentos, demonstre seu engajamento e como você quer fazer ainda mais diferença no setor.

Receber aumento é também sobre receber ainda mais confiança, portanto, é preciso justificar com trabalho e resultados.

Verifique todos os pontos que listamos, faça uma autoanálise, prepare seu discurso e marque sua reunião com as lideranças. Boa sorte com seu novo salário!

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »