AtaNews Publicidade 728x90
11/02/2021 às 14h28min - Atualizada em 11/02/2021 às 14h28min

Bancos digitais X bancos tradicionais: quais são as principais diferenças?

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Bancos digitais X bancos tradicionais: quais são as principais diferenças?

Atualmente cada vez mais pessoas interessadas em abrir conta bancária, preferem os Bancos Digitais. Siga conosco para entender o motivo!
 
Provavelmente você conhece, ou pelo menos, já ouviu falar de alguns bancos digitais, não é verdade? Por exemplo: Nubank, Neon, Banco Original, entre muitos outros.
 
Realmente eles estão crescendo e se tornando cada vez mais atrativos para inúmeros clientes. Apesar disso porém, os bancos tradicionais ainda são, até o momento, mais populares.
 
Agora, venha entender mais sobre quais são as diferenças entre esses bancos. A partir daí, poderá ficar atento ao potencial deles e, se ficar interessado, abrir uma conta em algum deles.
 

Diferenças entre Bancos Digitais e Tradicionais

 
De antemão, a diferença principal entre bancos tradicionais e digitais é a forma como oferecem seus serviços. Enquanto digitais são 100% virtuais, tradicionais tem agências físicas.

Dessa forma, caso o correntista de um banco digital precise conversar, ele não pode ir até uma agência. Porém, outros meios de contato, como por telefone ou e-mail ficam disponíveis.
 
Embora isso torne o contato mais impessoal, também pode acelerar um pouco a resolução de algumas situações. Por exemplo, abrir conta costuma ser mais fácil em um banco digital.

Basta fazer download do App correspondente ao banco, informar seus dados pessoais e abrir a conta. É muito mais rápido do que ir até uma agência física e aguardar em uma fila.
 
Por outro lado, também pode ser um pouco mais arriscado e trazer diversas dúvidas. Porém, a maioria dos bancos digitais tem várias medidas de segurança e oferecem ajuda para clientes.

Além da abertura de conta, o próprio uso cotidiano também é diferente. Como não há agências físicas, todos os serviços bancários precisam ser feitos pela internet.
 
Por isso, quando um cliente precisar fazer saques, ele precisa ir no caixa de alguma rede bancária física. Por exemplo, o Banco 24Horas, para realizar seu saque.

Até o momento, os bancos tradicionais continuam a ser os prediletos da maioria dos usuários. Porém, isso vem mudando, e vamos entender como e por qual razão a seguir. Confira!
 

Bancos Digitais: Concorrentes Inovadores

Recentemente os bancos digitais fizeram avanços no mercado, em relação aos tradicionais.

 Várias pesquisas, como a feita pelo UBS Evidence Lab revelam esse grande crescimento.
 
Diversos fatores contribuíram para esse fenômeno, entre os quais podemos destacar dois.

Em primeiro lugar, o isolamento social por causa da pandemia fez com que muitos ficassem em casa. Assim, foi necessário aderir à alternativas digitais para que não precisem sair de casa.

Em vez de ir até uma agência bancária, apenas baixaram o app e aproveitaram os serviços no conforto do lar. É uma grande vantagem dos digitais, não concorda?
 
Nesse sentido, o outro grande motivo por se preferir bancos digitais está justamente nos serviços que eles oferecem.
 
Embora muitos bancos tradicionais também ofereçam certos serviços pela internet, os digitais trazem mais vantagens. Veja agora quais são algumas das principais:
 
  • Atendimento voltado para o ambiente virtual;
  • Uso mais simplificado dos mesmos serviços bancários;
  • Também pode haver oferta de serviços exclusivos;
  • Tarifas de manutenção e uso bem mais baixas. Por vezes, há isenção parcial ou total.

Apesar de tantas vantagens, os tradicionais continuam a ser os preferidos da maioria das pessoas. Após tanto tempo no mercado, eles devem permanecer como sólidas alternativas.
Pelo menos, é claro, por algum tempo. É bem possível que em um futuro não tão distante, bancos digitais se tornem as principais instituições financeiras do mercado.
 
A fim de competir com os grandes bancos tradicionais que foram usados por tanto tempo, os digitais precisam inovar. Trata-se é claro de um processo contínuo.
 
Ainda há um longo caminho a percorrer, então vejamos o que esperar do futuro dos bancos.
 

Expectativa para o futuro dos bancos

 
Agora que já temos uma boa ideia da situação atual e conhecemos as principais diferenças, entendemos mais sobre os bancos. Então, podemos afirmar o que está por vir nesse mercado? Evidentemente trata-se de uma tarefa bem complicada. Ainda mais quando se considera que há fatores imprevisíveis.
 
É importante lembrar que um dos principais motivos que levou ao grande crescimento dos bancos digitais foi a pandemia. É claro que ninguém previu que ela teria acontecido.
 
Por isso é muito difícil fazer especulações muito concretas sobre o futuro dos bancos. Afinal, eventos inesperados podem mudar completamente a situação financeira de todo mundo.
 
Porém, já podemos ver que muitas novidades estão a caminho. Seja pelos bancos digitais, ou mesmo os tradicionais, todos buscam inovações constantemente.
 
Afinal, para permanecer no mercado, sendo competitivos, ambos precisarão criar meios de agradar clientes. Então, eles devem inovar muito nos próximos meses e anos.
 
Nesse sentido, vários bancos já fizeram declarações de projetos que eles pretendem realizar.
Seja uma nova plataforma de investimentos, ou novos cartões, todas as instituições buscam evoluir com o tempo. De fato, não apenas no setor bancário, mas em todas as áreas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »