AtaNews Publicidade 728x90
11/02/2021 às 11h26min - Atualizada em 11/02/2021 às 11h26min

Guias ajudam a identificar pragas em lavouras de hortaliça

As publicações trazem conteúdos sobre ciclo de vida e características corporais das pragas e os danos ocasionados nas plantas

Governo do Brasil
Cultivos de hortaliças são suscetíveis a infestações por inseto-praga ou ácaro-praga. - Foto: Banco de imagens
Para facilitar a correta identificação de pragas em lavouras de hortaliças pelos produtores rurais, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) publicaram quatro novos guias de campo com imagens ilustrativas e informações básicas sobre insetos, ácaros e moluscos que ocasionam danos aos cultivos de alface, morango, pimentão e tomate.

“A precisão no reconhecimento de pragas-chave e pragas secundárias, durante as inspeções de rotina nos cultivos, é o ponto de partida para o agricultor obter sucesso no manejo e no controle de problemas fitossanitários em lavouras de hortaliças”, explicou o engenheiro agrônomo Miguel Michereff Filho, pesquisador da área de Entomologia da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF).

Os guias de campo trazem conteúdos sobre ciclo de vida e características corporais das pragas, bem como sobre os sintomas e os danos ocasionados nas plantas em decorrência das infestações. Cultivos de hortaliças são muito suscetíveis a infestações por inseto-praga ou ácaro-praga e estimativas apontam que as perdas na produção podem alcançar 80%, dependendo de fatores como condições climáticas, tratos culturais e cultivar utilizada.

De acordo com o pesquisador, a identificação correta das pragas é fundamental para a implementação de um programa de Manejo Integrado de Pragas (MIP) ou de controle biológico, visando à sustentabilidade das culturas em longo prazo. O MIP é definido como um sistema de controle que associa o ambiente e a dinâmica populacional da praga, com o intuito de manter a população em níveis abaixo do potencial de dano econômico.

Acesse o Guia para identificação de pragas da alface

Acesse o Guia para identificação de pragas do morangueiro

Acesse o Guia de identificação de pragas do pimentão

Acesse o Guia de identificação para pragas do tomateiro


Com informações da Embrapa
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »