AtaNews Publicidade 728x90
08/02/2021 às 14h35min - Atualizada em 08/02/2021 às 14h35min

Cirurgia plástica é procedimento médico que requer entendimento adequado

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
As notícias sobre pessoas que sofreram graves consequências, depois de passarem por algum procedimento em cirurgia plástica, lamentavelmente, são frequentes. As mortes constantemente relatadas na imprensa representam um duro reflexo dos perigos envolvendo as cirurgias estéticas com profissionais não capacitados e negligentes sobre o bem-estar da pessoa.

Com a enorme projeção que a cirurgia plástica ganhou nos últimos anos, sobretudo entre os brasileiros, alguns conceitos acabaram sendo desvirtuados e essa especialidade da medicina deixou de ser vista como um tratamento médico para se tornar “moda”.

É importante ressaltar que um tratamento médico jamais deve ocorrer por modismo. Ao procurar um profissional para uma cirurgia plástica, por exemplo, deve-se ter em mente selecionar profissionais qualificados e com título de especialista. O erro que muitos cometem, é escolher um cirurgião plástico nas mídias sociais, com base no número de seguidores e na quantidade de likes em suas publicações, baseando-se em números que não são - nunca foram e jamais serão - atestado de competência profissional. Justamente por causa de diversos médicos inaptos, os acidentes com consequências fatais passaram a ser mais comuns.

A plástica é um procedimento cirúrgico e deve ser feita em ambiente de saúde, em consonância com as normas da vigilância sanitária e com toda a retaguarda necessária para o caso de alguma eventual emergência.

Alguns requisitos ainda precisam ser considerados antes da operação, como uma minuciosa avaliação pré-operatória, assistência de um médico anestesista, equipe médica formada por, pelo menos, um cirurgião e um auxiliar (que também seja cirurgião) e o suporte necessário para proporcionar uma cirurgia dentro dos parâmetros de segurança preconizados pela ciência.

Tudo isso deve ser prestado por especialistas com registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que certifica a qualificação profissional, garantindo uma escolha mais segura para quem quer se submeter a uma operação.

Portanto, cabe aos médicos conversarem com os pacientes sobre os procedimentos e analisarem potenciais riscos. Nem tudo que a pessoa imagina ser possível dentro da cirurgia plástica pode ser realizado por meio das mãos do cirurgião. Existem limites da própria anatomia e, mesmo nas técnicas para a cirurgia. Logo, discernir isso e apresentar a impossibilidade da intervenção dentro das expectativas é o que faz do cirurgião um profissional referência no segmento.

 

*** Pedro Henrique Oliveira - cirurgião plástico membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »