02/02/2021 às 10h55min - Atualizada em 02/02/2021 às 10h55min

8 dicas para economizar no seguro do carro

Quer contratar um seguro auto barato, mas não sabe como? Descubra a melhor forma de fazer no artigo!

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Escolher um seguro auto mais em conta e com coberturas essenciais pode ser uma tarefa mais simples do que você imagina. Basta saber o que avaliar e conversar bastante com a seguradora.

Por exemplo: cada classe de bônus que você tem garante um percentual de desconto no novo seguro. Então, é importante se lembrar de dizer à seguradora se você já tem alguma classe acumulada. Assim, vai poder pagar menos pela proteção do carro.

A seguir, listamos as melhores dicas para você contratar um seguro auto barato. Acompanhe!

Saiba como contratar um seguro auto barato

1. Conte com o auxílio de um bom corretor

Um corretor de seguros é especialista na proteção para o carro, e torna todo o processo mais rápido. O profissional poderá, por exemplo, orientar sobre as melhores coberturas e dar dicas do que fazer para deixar o seguro mais barato.

Além disso, o corretor tem acesso mais simples à cotação com diversas seguradoras de uma só vez. Significa que ele vai poder indicar o seguro mais barato que atenda às suas necessidades, e ainda negociar com a empresa, se necessário.

2. Pesquise bem pelo preço do seguro

As seguradoras cobram valores bem diferentes por um seguro auto. Isso mesmo que seu perfil não mude. As empresas dão maior “peso” a um fator ou outro, e por isso as mudanças.

Por exemplo: para uma seguradora, seu histórico de sinistros pode ser mais importante; enquanto que para outra, pode ser o número de coberturas contratadas.

Então, é muito importante pesquisar entre as empresas, cotar o seguro com várias seguradoras. Dessa forma, será mais simples encontrar o melhor seguro auto barato. Como dissemos antes, o corretor pode ajudar nesse processo.

3. Escolha um plano com as coberturas do seguro essenciais

O número de coberturas inseridas no seguro auto influencia diretamente no seu preço. Por isso, o melhor é incluir no plano apenas as coberturas que realmente façam sentido para o carro.

Imagine que sua cidade não sofra com inundações. Então, qual seria a serventia de incluir essa cobertura no seguro? Será melhor deixá-la de fora e economizar.

Mas atenção: não elimine as coberturas do seguro apenas para economizar. É importante que o carro esteja protegido contra a maior variedade possível de sinistros. Se o veículo sofrer um sinistro para o qual o seguro não tem cobertura, você terá que arcar sozinho com os prejuízos, sem a indenização da seguradora.

4. Selecione franquia mais em conta

A franquia do seguro é o valor que você vai precisar pagar após o carro sofrer um sinistro parcial. Ela vai ajudar a pagar pelos prejuízos, enquanto a seguradora vai quitar o resto para o conserto do carro.

Existem vários tipos de franquia. Se você quiser pagar um pouco menos pelo seguro, pode escolher a franquia aumentada. Assim, se o carro sofrer um sinistro, você vai ter um gasto maior. Porém, a contratação do seguro será mais barata.

5. Instale um rastreador

Quando o carro tem um rastreador, é mais simples recuperá-lo após um roubo ou furto. Isso é algo importante para a seguradora pois, quando o carro não é recuperado, ela precisa pagar a indenização integral do seguro mais alta.

Já com o carro recuperado, normalmente a indenização será apenas parcial, para o conserto do veículo. Então, o valor será mais barato para a seguradora.

Sabendo disso, as empresas cobram menos por um seguro de carro que tem rastreador. Então, pode valer a pena instalar o dispositivo no veículo.

6. Instale alarme no carro

O alarme é outro dispositivo de segurança que pode tornar o seguro auto mais barato. Afinal, ele vai disparar se houver qualquer tentativa de furtar o carro.

Isso é algo que diminui a chance de o sinistro acontecer. Logo, a despesa da seguradora se torna menor, o que é interessante para a empresa.

7. Estacione em local protegido

Quando o carro é estacionado na garagem ou local coberto, ele fica menos sujeito a sinistros. Especialmente à noite.

São sinistros como furto, roubo, batida com o carro parado, danos à pintura e outros. Por isso, estacionar fora das vias públicas vai tornar o seguro mais barato.

Ou seja, tanto porque evita

8. Inclua motoristas adicionais apenas se necessário

Quando o carro é dirigido por várias pessoas, é importante incluí-las na apólice como motoristas adicionais. Dessa forma, se o veículo sofrer sinistro sob a direção delas, a seguradora vai pagar normalmente a indenização.

Mas nem sempre é preciso inserir esses motoristas adicionais. Você só deve incluí-los quando o uso do carro por eles é realmente frequente. Se for bastante esporádico, não será necessário.

Afinal, a inclusão de motoristas adicionais torna o seguro auto mais caro. Na dúvida sobre quem inserir na apólice, vale a pena conversar com o corretor.

Então, agora você já sabe como contratar um seguro auto mais barato. Mas, lembre-se de que você pode negociar as coberturas incluídas no contrato. Assim, deixar apenas as que julgar serem necessárias, ou seja, pagar apenas por elas.

Além disso, conte sempre com um corretor e empresa registrada na SUSEP. Isso te manterá ainda mais seguro!

Por: Jeniffer Elaina, especialista em seguros no SeguroAuto.org.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »