AtaNews Publicidade 728x90
01/02/2021 às 16h45min - Atualizada em 01/02/2021 às 16h45min

Contra ‘folia clandestina’, Rio também cancela ponto facultativo no Carnaval

Rio de janeiro

CNN
Aglomeração em bloco de Carnaval no Rio de Janeiro. Imagem de arquivo de 28 de fevereiro de 2020
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, resolveu cancelar o ponto facultativo que tinha anunciado para a segunda-feira de Carnaval, no dia 15 de fevereiro. Mas o feriado da terça-feira (16) está mantido.
O anúncio foi antecipado pela equipe de Paes à CNN e publicado oficialmente nesta segunda-feira (1º), no Diário Oficial do Município.

O receio da prefeitura é de que a folia seja realizada de forma clandestina. Segundo a CNN apurou, a medida é para evitar o fim de semana prolongado, com aglomerações nas ruas da cidade.
Outras regiões também fizeram o mesmo: o governador João Doria cancelou o ponto facultativo em todo o estado de São Paulo; Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Fortaleza (CE) seguiram a mesma linha.

Pelo calendário normal, o Carnaval neste ano estava previsto para acontecer de 13 a 16 de fevereiro (de sábado a terça), mas, por causa da pandemia do coronavírus, os desfiles na Sapucaí e os blocos de rua autorizados haviam sido inicialmente adiados para julho.

Na época, a plenária da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) condicionou a realização dos desfiles à campanha de imunização contra a Covid-19.

Paes descartou a possibilidade de realização do Carnaval em julho no último dia 21.

Em uma sequência de postagens nas redes sociais, o Prefeito ressaltou "ser impossível" preparar a cidade para a festa fora de hora, mesmo com a vacinação em curso.

Segundo ele, com todos vacinados, o Carnaval deve voltar a acontecer em 2022.

No dia 13 de janeiro, uma Lei de autoria do deputado Dionísio Lins (PP), determinava a criação de um Carnaval anual em julho.

O texto foi sancionado pelo governador em exercício, Cláudio Castro.

O evento já tinha até nome: CarnaRio e teria por finalidade "a estimulação do turismo, lazer e, principalmente, o aquecimento da economia, com a criação de postos de empregos e venda de produtos e serviços".

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »