AtaNews Publicidade 728x90
01/02/2021 às 14h33min - Atualizada em 01/02/2021 às 14h33min

Primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Birigui tem quatro assuntos na pauta

Será discutido novo horário para as sessões, que podem voltar a ter início às 19h

Amanda Reis
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A primeira sessão ordinária do ano, e também da nova legislatura, composta pelos 15 parlamentares eleitos em novembro, traz na pauta de votações quatro matérias. O evento começa às 17h desta terça-feira, 2, e é transmitido ao vivo no canal 18.3 UHF e pelas redes sociais da Câmara no Youtube e Facebook (com acesso direto na página inicial deste site).

O acesso ao público será restrito a 30% da capacidade do plenário, sendo obrigatório o uso de máscaras e respeitando as medidas recomendadas de distanciamento por conta da pandemia da Covid-19. Totens com álcool em gel estão instalados em pontos estratégicos no plenário.


Projetos

Duas das quatro matérias previstas para discussão são de autoria de vereadores. Uma delas altera o horário de início das sessões ordinárias para as 19h – o mesmo horário praticado até junho de 2019, quando foi alterado para as 17h. O pedido está oficializado como Projeto de Resolução 1/2021.

A iniciativa é dos parlamentares Cleverson José de Souza, o Tody da Unidiesel (Cidadania), Fabiano Amadeu (Cidadania), José Luis Buchalla (Patriota), Valdemir Frederico, o Vadão da Farmácia (PTB), Wagner Mastelaro (PT) e Wesley Coalhato, o Cabo Wesley (PSL).

O grupo apresenta como justificativa a possibilidade de munícipes acompanharem os trabalhos, seja de forma presencial ou virtual, após o horário de expediente.

Agências bancárias

O segundo projeto da pauta de autoria de parlamentar é a proposta de Reginaldo Fernando Pereira, o Pastor Reginaldo (PTB), o Projeto de Lei 3/2021, que torna obrigatória a oferta de totens com álcool em gel nas agências bancárias, especialmente nos espaços de autoatendimento. O produto deve estar acompanhado de aviso sobre a importância da higienização das mãos, como medida de contenção da Covid-19.

O descumprimento da regra, conforme o projeto, deve gerar advertência, com prazo de 15 dias para regularização, seguida de multa no valor de R$ 5 mil.

Postos de combustível

Já entre os itens da pauta encaminhados pelo Executivo, está o Projeto de Lei 4/2021, que revoga artigo de uma lei de 2012 sobre a instalação de postos de combustíveis no município. O projeto, assinado pelo prefeito Leandro Maffeis (PSL), extingue a proibição de construção de postos com distância mínima de um quilômetro entre os estabelecimentos semelhantes.

BiriguiPrev

Também encaminhado à Casa pelo Executivo, o Projeto de Lei 5/2021 altera lei de 2006 sobre a reestruturação do sistema previdenciário dos servidores efetivos do município. A mudança proposta refere-se a trecho da lei alterado em novembro do ano passado, que condicionava a nomeação do cargo de superintendente do BiriguiPrev à concordância da maioria dos vereadores.

Agora, o chefe do Executivo propõe a redação anterior, na qual a nomeação é de livre escolha do prefeito. Ainda de acordo com a nova proposta, devem ser mantidos os critérios exigidos para o nomeado: “ser servidor público segurado, ativo ou inativo, com no mínimo cinco anos de efetivo exercido prestado ao Município, de reconhecida capacidade profissional e conduta ilibada, devendo ser portador de diploma de nível superior e com prática em previdência no âmbito da Administração Municipal".

Composição

O Legislativo de Birigui conta, nesse biênio de 2021 e 2022, com mesa diretora formada pelos seguintes parlamentares:

César Pantarotto Júnior (PSD), presidente;
Andre Luis Moimas Grosso, o Andre Fermino (PSDB), vice-presidente;
Osterlaine Henriques Alves, a Drª. Osterlaine (DEM), 1ª secretária;
Everaldo Roque Santelli (PV), 2º secretário;

e pelos vereadores:

Benedito Dafé Gonçalves Filho, o Dafé (PSD);
Cleverson José de Souza, o Tody da Unidisel (Cidadania);
Fabiano Amadeu de Carvalho, o Fabiano Amadeu do Pô Birigui (Cidadania);
José Luis Buchalla, o Zé Luis Buchalla (Patriota);
Marcos Antonio Santos, o Marcos da Ripada (PSL);
Paulo Sérgio de Oliveira, o Paulinho do Posto (Avante);
Reginaldo Fernando Pereira, o Pastor Reginaldo (PTB); 
Sidnei Maria Rodrigues, a Si do Combate ao Câncer (Avante);
Valdemir Frederico, o Vadão da Farmácia (PTB); 
Wagner Dauberto Mastelaro, o Wagner Mastelaro (PT);
Wesley Ricardo Coalhato, o Cabo Wesley (PSL).

 
Serviços:

Evento: 1ª sessão ordinária
Data: terça-feira, 2 de fevereiro
Início: 17h
Local: Câmara Municipal de Birigui
Avenida Youssef Ismail Mansour, 850, Jardim Alto dos Silvares
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »