10/04/2018 às 08h43min - Atualizada em 10/04/2018 às 08h43min

Brasil a mil por hora: pesquisas vão desenvolver projeto de transporte de alta velocidade

O objetivo é desenvolver sistemas de transporte por tubos de altíssima velocidade, capaz de atingir 1,2 mil quilômetros por hora

Portal Brasil
Foto: Gabriel Jabur
O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a empresa Hyperloop vão desenvolver um centro de pesquisa, chamado Centro Global de Inovação em Logística, para desenvolver um sistema de transporte de carga de altíssima velocidade, capaz de atingir 1,2 mil quilômetros por hora. O acordo que estabelece a parceria entre o Mdic e as duas instituições foi assinado nesta segunda-feira (9).

O centro vai funcionar na cidade de Contagem (MG), e as atividades devem começar ainda este ano. A estrutura vai conter: divisão de pesquisas de logística da companhia, um laboratório de fabricação e um ecossistema de empresas líderes globais, startups, universidades, inovadores, cientistas e governos do mundo inteiro que estejam focados em resolver crescentes demandas em logística.

A iniciativa é oficialmente apoiada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo município de Contagem (MG).

O acordo foi feito por meio de uma parceria público-privada (PPP) com um investimento de aproximadamente R$ 26 milhões em sua primeira fase, que inclui contribuições da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), HyperloopTT e investidores privados. Além disso, um espaço físico de 22 mil metros quadrados e 4 mil metros.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »