AtaNews Publicidade 728x90
27/01/2021 às 15h35min - Atualizada em 27/01/2021 às 15h35min

Enem 2020: gabarito oficial será divulgado hoje

Tecmundo
Foto: Divulgação
Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos últimos dois domingos, dias 17 e 24 de janeiro, poderão conferir o gabarito oficial da prova nesta quarta-feira (27). Para conferir as respostas, os participantes podem acessar o site do Inep ou o aplicativo do Enem, disponível para download gratuito na App Store (iOS) e na Play Store (Android). Ainda não há horário definido para a divulgação.

É importante lembrar que, mesmo com o gabarito em mãos, ainda não será possível saber a nota da prova, já que o número de acertos do candidato não indica sua nota final. O Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração a coerência de cada estudante na execução da prova. Isso significa que se o participante acertar as questões consideradas mais difíceis, espera-se que acerte também as mais fáceis. Do contrário, o sistema entende que o acerto foi um chute e diminui a pontuação.

Os resultados individuais, incluindo a nota da redação, só serão divulgados pelo Inep no dia 29 de março.

Pandemia

Neste ano, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram a prova impressa. Segundo o Inep, o número representa menos da metade dos participantes inscritos. A novidade deste ano é a prova digital do Enem, que será aplicada de forma piloto para 96 mil candidatos em 99 municípios, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A dinâmica é a mesma que a prova impressa e, apesar de ser feita em computador, os participantes deverão levar caneta esferográfica de tubo transparente da cor preta para escrever a redação, que será feita no papel.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »