AtaNews Publicidade 728x90
27/01/2021 às 10h45min - Atualizada em 27/01/2021 às 10h45min

Os benefícios que você recebe fazem a diferença no seu trabalho! Saiba por quê!

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O mercado de trabalho sofre diversas alterações ao longo dos anos e isso reflete no perfil dos colaboradores e gestão. Atualmente, não é só o salário que atrai pessoas para a empresa, mas também benefícios, cultura, preocupação com saúde no trabalho e tantos outros pontos importantes dentro de um ambiente corporativo.

Os benefícios podem ser grandes motivadores para que os indivíduos escolham seu futuro local de trabalho e eles têm grande importância na vida, não apenas no trabalho, mas também familiar e social.

Saiba mais sobre a importância dos benefícios e como eles fazem toda a diferença na rotina dos funcionários!
 

O que são benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos são vantagens que as empresas disponibilizam para seus colaboradores para aumentar seu nível de satisfação e reter talentos no negócio. Eles são cada vez mais importantes dentro do ambiente organizacional e podem se dividir entre obrigatórios e não obrigatórios.

Os benefícios obrigatórios são aqueles que têm previsão legal na legislação brasileira e são direitos trabalhistas, ou seja, eles não são uma opção da empresa e é preciso disponibilizá-los ao quadro de funcionários. São eles:
 
  • FGTS;
  • 13º salário;
  • Férias remuneradas;
  • Horas extras;
  • Depósito do FGTS;
  • Licenças
  • Repouso semanal remunerado;
  • INSS;
  • Adicional de férias;
  • Vale-transporte.

É importante que o colaborador entenda que esses são direitos que lhe são assegurados e não podem ser negociados como benefícios exclusivos ou não, afinal, eles são previstos pela CLT.

Já os benefícios não obrigatórios são aqueles que podem ou não ser concedidos aos trabalhadores e depende de estratégias e decisões das empresas.
Eles podem ter as mais diversas naturezas, como vale alimentação ou refeição, assistência médica, previdência privada, participação nos lucros, parcerias comerciais, descontos em lojas, auxílio aos estudos, horários flexíveis, entre muitos outros.
 

Qual a importância dos benefícios?

Os benefícios são parte importante do trabalho, afinal, eles vão muito além da rotina diária da empresa ou indústria. Diversos desses benefícios podem ser utilizados em momentos de lazer, estudo, de forma individual ou até mesmo refletir na família do colaborador.

E esse incentivo da empresa à saúde física e social do seu trabalhador faz toda a diferença em sua vivência de trabalho. Bons pacotes de benefícios refletem de diversas formas nos colaboradores, como:
 

Maior engajamento

Ao ter benefícios que fazem sentido para os colaboradores, os funcionários se sentem ainda mais parte da empresa, aumentando satisfação e energia para produzir em seus ambientes.

Dessa forma, cada vez mais há engajamento e reflexo na produtividade individual e dos grupos.
 

Retenção do talento

Se um colaborador está satisfeito com suas possibilidades de crescimento, plano de carreira, salários e benefícios, torna-se mais difícil ele querer sair do ambiente, não é mesmo?

Isso é importante para que diminua a rotatividade da empresa e para que o colaborador se mantenha por mais tempo em seu trabalho, aumentando suas possibilidades e buscando crescimento técnico e comportamental.
 

Melhoria da saúde

Os benefícios não servem apenas para motivar os colaboradores, eles também são meios de melhorar e preservar a saúde do colaborador.

Desde vales refeição, plano de saúde, incentivo à exercícios físicos e cuidados com o corpo e mente. Dessa forma, o colaborador passa a ter incentivos de cuidado em diversas esferas de sua vida, aumentando em sua saúde física e mental.

Além desses, os benefícios refletem também em:
 
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Melhoria na imagem da empresa com auxílio de divulgação positiva e espontânea por parte dos colaboradores;
  • Geração de melhores resultados individuais e em grupos;
  • Criação de vantagens competitivas;
  • Alinhamento à cultura organizacional.

Muitos são os benefícios que podem ser escolhidos para o colaborador e é importante lembrar que eles precisam ser uma estratégia desenhada para o perfil das pessoas componentes do ambiente para que faça sentido e leve resultados de fato positivos.

É responsabilidade das empresas disponibilizarem esses pacotes, mas é também importante que os colaboradores tenham um canal aberto para sugerir opções e para darem suas opiniões sobre o que recebem e o que gostariam de receber.

Seja benefícios “comuns” como vales refeição e alimentação, assistência médica, até os mais diferentes e desconstruídos como momentos de lazer, happy hour, incentivo a pausas no trabalho para atividades de corpo e mente, todo benefícios é importante para a rotina das pessoas.

Quais benefícios você recebe e como eles impactam em seu trabalho? Aproveite que agora você sabe mais sobre o tema e reflita como essas vantagens organizacionais fazem diferença em sua rotina!
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »