AtaNews Publicidade 728x90
25/01/2021 às 08h39min - Atualizada em 25/01/2021 às 08h39min

Receitas artesanais à base de leite são ensinadas em curso gratuito

Produtores rurais de Araçatuba aprendem a fazer queijos, bebidas lácteas, iogurtes, doces, leite condensado e manteiga em ação promovida pelo SIRAN, Sebrae ER Araçatuba e Senar-SP

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Queijos, bebidas lácteas, iogurtes, doces, leite condensado, manteiga etc. Esses produtos agora podem ser produzidos por 13 produtores rurais do assentamento rural Araçá, de Araçatuba (SP), onde o SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), o Sebrae ER Araçatuba (Escritório Regional) e o Senar-SP realizaram o curso Processamento Artesanal de Leite. A ação marcou o retorno desse tipo de evento ao assentamento depois de três anos.

Em 32 horas de duração, divididas em quatro dias com oito horas/aula em cada um, os participantes receberam orientações sobre a escolha do local apropriado, higiene pessoal, do ambiente de trabalho, dos utensílios e equipamentos, características do leite, procedimentos adequados para alcançar os resultados esperados, e educação nutricional visando a promoção da alimentação adequada e saudável.



De acordo com a instrutor João Francisco Gomes, o processamento artesanal do leite permite maior consumo do produto de forma diferenciada, pois possibilita a confecção de seus derivados, permitindo que seja consumido não apenas in natura. "O curso contribui ainda para o aproveitamento do excedente que não é comercializado, conferindo maior durabilidade ao produto, evitando o desperdício", explica Gomes.


Curso completo

O processamento artesanal do leite proporciona ganho econômico ao produtor rural à medida que evita desperdícios do alimento, transformando-o de forma segura. Além disso, evita a compra de derivados, uma vez que os participantes do curso podem confeccioná-los em casa, para uso da família.



"A programação do curso inclui preparar o processamento, reunir material, pasteurizar o leite, processar queijos, fermentados, doces, manteiga, ponto de coagulação, embalar, identificar e armazenar o produto, e limpar as instalações, equipamentos e utensílios. É bem completa mesmo", comenta Gomes.

Uma das participantes foi a produtora rural Eliana da Silva de Oliveira. Ela conta que no seu sítio há 32 vacas leiteiras, sendo 12 em lactação, que juntas produzem cerca de 110 litros por dia. A maior parte da produção é vendida para um laticínio. Agora, uma parte ela tira para fazer os produtos que aprendeu no curso. "Eu decidi fazer o curso para me aperfeiçoar e vender a produção. Gostei bastante. Além de me atualizar em relação às técnicas, aprendi a fazer novos produtos, como a mussarela, o frescal e o doce de leite, que pretendo passar a fazer no sítio", afirma Eliana. " O retorno dos cursos ao assentamento foi uma benção", finaliza.

A turma do assentamento atingiu o número máximo de 13 participantes, sendo que antes da pandemia de Covid-19, a quantidade era de até 20 pessoas. Agora, seguindo as orientações das autoridades de saúde, todas usam máscaras, têm álcool em gel à disposição, contam materiais de estudo desinfetados, e mantêm distanciamento. Os participantes recebem gratuitamente material didático e certificado de conclusão.


Sobre o leite

O leite é um dos alimentos mais completos e indispensáveis na alimentação humana e pode ser consumido por todas as faixas etárias. É fonte de proteína, cálcio, vitaminas e minerais. É responsável pelo crescimento, formação de dentes, ossos e músculos. Na pirâmide alimentar é classificado como alimento construtor, rico em nutrientes que têm papel fundamental no organismo.

Para uma dieta equilibrada, é recomendado o consumo de três porções diárias de leite e seus derivados, associadas aos demais alimentos do mesmo grupo alimentar, atendendo às porções sugeridas de todos os grupos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »