AtaNews Publicidade 728x90
22/01/2021 às 15h22min - Atualizada em 22/01/2021 às 15h22min

Presos de SP farão cursinho preparatório para provas do Enem

Rotina de estudos online começa no próximo dia 25 em 56 presídios

Eliane de Oliveira Borges
Assessoria de Imprensa da SAP

Reeducandos custodiados em 56 unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) farão um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Ao todo, serão 160 horas de aulas online, que começam no próximo dia 25 e vão até o dia 22 de fevereiro.  

 

A medida foi possível após uma parceria do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade da Coordenadoria de Reintegração Social (CRSC) da Pasta com o Instituto Seb, que cedeu 12 mil bolsas para os presos do Estado de São Paulo. Farão as provas do Enem 12.778 pessoas encarceradas. Por conta da pandemia de Coronavírus, as avaliações de 2020 também tiveram sua execução adiada – e ocorrerão nos dias 23 e 24 de fevereiro deste ano.  

 

Segundo Lucas Roberto Gonçalves da Silva, diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade da SAP, fazem parte do cronograma de estudos 100 videoaulas, apresentações de Power Point, 25 listas contendo exercícios com questões e 20 propostas de redação, além de um manual específico para correção dos textos. "Quando as pessoas privadas de liberdade têm a oportunidade de estar melhor preparada para o Exame Nacional é extremamente positivo para todo o ciclo da execução da pena e pelo trabalho desenvolvido pela SAP", explica Silva. Ao término do cursinho, haverá entrega de certificados. 

 

As avaliações do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem tradicional. A única diferença é a aplicação, que acontece dentro das unidades prisionais. Assim como no exame que será realizado agora em janeiro, os candidatos poderão utilizar o desempenho no Enem PPL como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior. Em 2019, em todo o país, 46.240 privados de liberdade inscreveram-se.  

 

Segue a lista de unidades prisionais da Região Oeste 

  1. Penitenciária de ASSIS + Anexo de Detenção Provisória 
  2. Penitenciária "ASP Adriano Aparecido de Pieri" de Dracena
  3. Centro de Detenção Provisória de  Nova Independência
  4. Centro de Detenção Provisória I de Pacaembu
  5. Centro de Detenção Provisória II de Pacaembu
  6. Penitenciária "Ozias Lúcio dos Santos" de Pacaembu
  7. Penitenciária I "Zwinglio Ferreira"  de Presidente Venceslau + Ala de Progressão Penitenciária 
  8. Centro de Detenção Provisória "ASP Valdecir Fabiano" de Riolândia
  9. Centro de Ressocialização Feminino de São José do Rio Preto + Anexo de Regime Semiaberto 
  10. Penitenciária de Tupi Paulista
  11. Penitenciária Feminina de Tupi Paulista + Ala de Progressão Penitenciária  
  12. Penitenciária de Valparaíso

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »