AtaNews Publicidade 728x90
22/01/2021 às 09h44min - Atualizada em 22/01/2021 às 09h44min

Por que tanto se fala em aposentadoria privada?

Com as mudanças nas regras da Previdência, quem se aposentar apenas pelo INSS, não tem mais a certeza de manter um padrão de vida sustentável. Saiba como se planejar e garanta a sua renda!

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
À medida que o tempo passa, a maioria dos cidadãos, através da internet, mídias sociais, programas jornalísticos, entre outros, têm mais acesso às informações dos mais variados assuntos.

E dentre esses, os planos de Previdência Privada são um dos mais procurados por aqueles que têm a intenção de fazer um investimento para o longo prazo, pensando na aposentadoria e em manter uma tranquilidade de vida depois que parar de trabalhar.

Os trabalhadores já usufruem de um benefício previdenciário proveniente dos orçamentos da União, a famosa aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Entretanto, depois da reforma da Previdência, se torna inviável viver com apenas essa renda quando pararem de trabalhar.

Por isso, nos próximos tópicos, você encontrará tudo o que precisa saber sobre aposentadoria privada, desde a primeira aplicação até o saque da previdência. Aproveite e boa leitura![1] 
 

Existe um momento ideal para ter um plano de aposentadoria privada?

Muito se fala qual época é a ideal para se começar uma Previdência Privada, também conhecida como Aposentadoria Privada.

Ressaltamos, que não há um período exato recomendado, porém logo que se inicia a carreira profissional, o trabalhador já pode separar uma pequena parcela dos vencimentos e destiná-la para uma reserva de longo prazo, paralelamente àquela que é destinada à Previdência Social, já descontada do salário.

Sabe-se até, que pais já fazem planos aos filhos logo após o nascimento, contribuição essa que auxilia demais no futuro dessas crianças.

O que podemos afirmar é que, independentemente da idade que possua, nunca é tarde para obter uma renda extra aplicada, com foco em uma segurança financeira futura, e uma “velhice” tranquila e sem preocupações.
 

Devo confiar em qualquer carteira de previdência focada em aposentadoria?

Buscar informações sobre cada detalhe dos planos disponíveis é o segredo para se ter um bom investimento, que evite futuras dores de cabeça e imprevistos com a sua aplicação.

Primeiramente, leve em consideração cada peculiaridade da sua vida: a idade que possui, se você é solteiro, casado, e se tem filhos ou demais dependentes.

Além disso, é importante, também, definir qual é o seu perfil de investidor, e dentre os mais recomendados estão o conservador, o moderado, o agressivo, além daquele que é o nosso foco: o que tem data para se aposentar.

Nada impede o investidor escolher qualquer perfil, mas segundo Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), a Previdência Data-Alvo é a indicada para aquela pessoa que define uma data para o resgate do importe financeiro, deixando nas mãos dos gestores todo o planejamento de alocação dos ativos.

A vantagem ao aderir a um plano de aposentadoria privada, é a possibilidade de escolher o valor e o período das contribuições, permitindo-lhe ter uma reserva mais fortalecida, em detrimento da previdência pública.

Outro benefício é que há opções diversas, ficando a critério do cliente, se deseja receber o pagamento através de uma renda mensal determinada ou vitalícia e, além disso, tem a opção de resgate único de todo o dinheiro acumulado.

Enfim, em uma aposentadoria privada, o valor do investimento mensal, o tempo de captação desse investimento, e o tempo de recebimento, são fatores preponderantes para resgatar uma “bolada” ao longo do tempo.
 

Modalidades de previdência privada

Projetar sua aposentadoria é a maneira mais sábia de se preparar para o futuro. E, sabendo que buscamos aqui aplicações de longo prazo, vamos conhecer dois tipos de Previdência Privada que podem ser adquiridos, independentemente da instituição financeira: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é recomendado a clientes com renda tributável, ou seja, aqueles que declaram Imposto de Renda e que possuem rendas mais elevadas, permitindo-lhes deduzir das contribuições até 12% da renda bruta anual, exigindo-se deles vínculo com a previdência pública (INSS, RPPS, GRM).

O Imposto de Renda é cobrado sobre o saldo total acumulado na aplicação, e outra vantagem para o investidor é o diferimento de impostos no curto prazo.

O Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é mais direcionado para aqueles que não possuem renda tributável elevada, e fazem a declaração de Imposto de Renda pelo modelo simplificado, ou para autônomos que não recolhem diretamente da fonte, ou ainda, para quem aplica um percentual acima de 12% da renda anual na previdência.
 

Diferenças entre o VGBL E PGBL

Explicando de forma sintética, baseando-se em informações encontradas no próprio site da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), o VGBL pode ser classificado como seguro de pessoa, enquanto que PGBL classifica-se como um plano de previdência complementar.

Eles se diferem também no tratamento tributário dispensado a um e outro: enquanto no VGBL o imposto de renda incide apenas sobre os rendimentos, no PGBL o imposto incide sobre o valor total a ser resgatado ou recebido sob a forma de renda.

Por fim, se o seu objetivo é garantir uma boa aposentadoria por intermédio de planos de Aposentadoria Privada, esperamos que esse artigo seja um suporte para que você comece do zero, mas de forma correta. 

Assim, corre menos risco de sofrer com complicações e prejuízos, e garante uma aposentadoria tranquila, saudável e financeiramente resolvida.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »