AtaNews Publicidade 728x90
20/01/2021 às 10h12min - Atualizada em 20/01/2021 às 10h12min

Grupo Pandora de Teatro seleciona artistas e coletivos para o 6º Ato Artístico Coletivo Perus

Artistas e coletivos do Brasil inteiro podem se inscrever através do edital de chamamento que será lançado no dia 21 de janeiro nas redes sociais do grupo e prevê apresentações remuneradas

Luciana Gandelini
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Festival 6º Ato Artístico Coletivo Perus busca programação com artistas periféricos do Brasil inteiro

 

São Paulo - De 21 de janeiro à 04 de Fevereiro de 2021 o Grupo Pandora de Teatro recebe propostas de artistas e coletivos do Brasil inteiro para integrar a programação do 6º Ato Artístico Coletivo Perus através de um Edital de Chamamento que será disponibilizado nas redes sociais www.facebook.com/ocupacaoartisticacanhoba e www.facebook.com/grupopandora.deteatro.

 

Em sua 6ª edição, o Ato Artístico Coletivo Perus, promove um grande festival de inventividades virtuais, já que o evento foi adaptado para o formato online em razão da pandemia da COVID-19, e pretende contar com artistas de diversas regiões do Brasil em sua grade de programação.

 

Com atividades culturais gratuitas, o evento acontece entre os dias 04 e 07 de Março de 2021, com ações de formação e fruição artísticas realizadas nas redes sociais e canal do YouTube do Grupo Pandora de Teatro e da Ocupação Artística Canhoba

 

Um festival de múltiplas linguagens que busca valorizar e fomentar as criações artísticas desenvolvidas em tempos de pandemia e isolamento social, além de celebrar o aniversário de cinco anos da Ocupação Artística Canhoba, espaço público cultural e atual sede do Grupo Pandora de Teatro.

 

Podem se inscrever artistas e coletivos de qualquer linguagem, preferencialmente sediados em regiões periféricas de qualquer lugar do Brasil. A lista de selecionados será divulgada no dia 11 de fevereiro e os projetos contemplados receberão o valor de R$ 5.000,00 por apresentação.

 

A programação será composta por 04 (quatro) oficinas formativas envolvendo temáticas como teatro, dança, dramaturgia e cinema, e 13 (treze) apresentações artísticas envolvendo teatro, dança, música, circo e audiovisual. As atividades de formação serão realizadas com artistas educadores convidados pelo coletivo. Já as atividades de fruição (apresentações online) serão selecionadas por meio do edital de chamamento com inscrições abertas entre os dias 21 de janeiro e 04 de fevereiro de 2021.

 

A ação faz parte do projeto aprovado pelo Edital 40/2020 - Produção e realização de festival de cultura e economia criativa com apresentação Online - Programa de Ação Cultural (ProAC Expresso LAB) | Governo do Estado de São Paulo | Governo Federal | Lei Aldir Blanc.

 

A primeira edição do Ato Artístico Coletivo Cimento Perus, foi realizada em 2012, com o apoio da 24ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro, e tinha o objetivo de impulsionar o Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento Portland Perus, composto por ex-trabalhadores, moradores de Perus e região, que há mais de 30 anos lutam pela desapropriação da antiga Fábrica e transformação do local em um Centro de Lazer, Cultura e Memória do Trabalhador. 

 

Desde então, foram quatro edições do "Ato Artístico Coletivo Perus" (2014, 2015, 2018 e 2019) organizadas de forma coletiva, com participação de grupos, artistas, agentes culturais, professores, pesquisadores, ativistas, moradores de bairro de Perus, fomentando a realização de debates, aulas abertas, oficinas, exposições, apresentações e intervenções de diversas linguagens como literatura, teatro, dança, performance, música, entre outras.

 

Um festival cuja premissa é fortalecer a criação artística na região, apoiando polos culturais e ocupações artísticas do bairro de Perus, tecendo um território de desenvolvimento mediado pela arte, pela cultura, pelo meio ambiente e pela educação, se expandiu nesta edição para abarcar artistas de outros estados e cidades brasileiras, enaltecendo a importância de se criar redes de fortalecimento entre artistas diante do cenário complexo enfrentado pelo setor cultural diante da crise da COVID-19.

 

O Grupo Pandora de Teatro, responsável pela organização do evento, é formado por Caroline Alves, Filipe Pereira, Lucas Vitorino, Rodolfo Vetore, Thalita Duarte e Wellington Candido. Em 2021, o grupo comemora 17 anos de pesquisa continuada no bairro de Perus e 05 anos de ocupação do Cine Teatro Pandora – Ocupação Artística Canhoba, um espaço público ocioso, que estava abandonado há seis anos sem cumprir qualquer função social, que foi transformado em um importante polo cultural, aberto ao público, visando o fazer artístico como um ato social e político dentro do bairro. 

 

Em parceria com coletivos, artistas e moradores do bairro o espaço foi  revitalizado, tornando-se um ambiente favorável para todas as formas de expressão e propício ao desenvolvimento artístico-cultural, principalmente entre jovens e crianças, por meio de oficinas, ensaios, debates, palestras, saraus, apresentações de teatro, música, dança, exibições de cinema, entre outros.

 

Trabalhando  a representatividade e pluralidade, numa busca coletiva construindo um espaço cultural diversificado para o desenvolvimento dos artistas locais, que além de exercer a função social da propriedade, reduz a escassez de espaços culturais públicos nesta região periférica da cidade, tendo a cultura como um exercício duradouro e um direito à cidadania.

 

Serviço

Edital de Chamamento - 6º Ato Artístico Coletivo Perus

Lançamento do Edital de Chamamento: 21/01/2021

Período de inscrições: 21/01 à 04/02/2021

Divulgação da lista de selecionados: 11/02/2021

Onde: www.facebook.com/ocupacaoartisticacanhoba ou www.facebook.com/grupopandora.deteatro

Instagram:www.instagram.com/grupo_pandora_de_teatro www.instagram.com/ocupacaoartisticacanhoba

YouTube: https://www.youtube.com/user/grupopandorateatro

E-mail: [email protected]

Link para inscrição: https://forms.gle/xEu7FH9eCJtuMgK16
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »