AtaNews Publicidade 728x90
20/01/2021 às 10h07min - Atualizada em 20/01/2021 às 10h07min

Você sabe o que são as águas termais e quais são os benefícios delas?

Rio Quente e Caldas Novas, em Goiás, estão entre os destinos mais famosos do Brasil para quem procura por águas naturalmente aquecidas.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Já experimentou banhar-se em rios, lagos e piscinas com temperaturas acima de 30 graus? Se você pensou em aquecedores elétricos ou solares, não estamos falando deles, mas de águas termais, que brotam naturalmente aquecidas do solo.
 
Com propriedades medicinais, elas são indicadas para banhos terapêuticos e atraem milhares de turistas para os destinos onde esse fenômeno acontece. Contudo, você sabe como isso é possível?
                                
A explicação mais conhecida é que o processo tem a ver com a atividade vulcânica, que aquece as águas doces das proximidades. Essa é a origem de fontes termais em vários lugares do mundo, mas, no Brasil, onde não temos vulcões ativos, o que acontece é outro fenômeno.
 
O evento recebe o nome de geotermia, ou seja, ele ocorre pelo contato da água da chuva com o calor subterrâneo. Quanto mais fundo o líquido se infiltra nas rochas, mais quente ele tende a ficar, por conta da temperatura natural da Terra. Nas profundezas, as águas podem chegar a 150ºC.
 
Em geral, na medida em que ganham profundidade, as águas termais são submetidas a grande pressão e voltam à superfície passando rapidamente por rachaduras entre as pedras, sem tempo de perder muito calor. É por isso que elas já brotam morninhas.
 

Por que elas fazem bem para a saúde?

Banhar-se nas águas termais é um costume muito antigo. Há registros de que gregos e romanos já faziam isso, em estâncias que permanecem aquecidas até a atualidade. Além de ser muito agradável, o hábito pode ser terapêutico.
 
Aliada à presença de sais minerais, a temperatura faz com que as águas consigam provocar relaxamento, aliviando o estresse psicológico e relaxando os músculos do nosso corpo. Assim, elas também têm propriedades analgésicas, agindo contra dores localizadas e crônicas.
 
A boa concentração de minerais também faz com que as águas termais sejam boas para a pele, ajudando na hidratação profunda. Há quem diga que elas podem ter até efeito rejuvenescedor, e já há empresas de cosméticos vendendo produtos com essa base.
 
Existem estudos que indicam que as águas termais podem auxiliar o tratamento de doenças respiratórias, como asma e bronquite. Seja para tratar estresse ou algum problema nas articulações, o fato é que você deveria considerar visitar um desses destinos na sua próxima folga.
 

Onde encontrar águas termais no Brasil?

Se você ficou interessado, a boa notícia é que existem alguns destinos privilegiados com águas termais no Brasil. A maioria deles está localizada no Centro Oeste, no estado de Goiás, numa região que é considerada a maior estância termal do mundo.
 
As cidades de Caldas Novas e Rio Quente recebem milhares de pessoas todos os anos, que visitam vários clubes e parques aquáticos da região. Lá, fica o único rio naturalmente aquecido do mundo, além de um resort, uma praia artificial e ótimos restaurantes.
 
No Mato Grosso, as cidades de Primavera do Leste e Poxoréo possuem algumas nascentes de águas quentes que podem superar os 45°C, com muita natureza preservada ao redor. Já em Minas Gerais, a cidade de Araxá tem águas termais, assim como Poços de Caldas e Águas de Santa Bárbara.
 
Em São Paulo, o município de Águas de Lindóia, com fontes de água mineral, também possui nascentes que brotam do solo a 28°C, abastecendo piscinas de clubes e parques por lá. Em Olímpia, também há um parque com piscinas de águas quentes.
 
A região Sul do país também tem estâncias aquecidas. Piratuba, em Santa Catarina, abriga um parque em que as águas das fontes chegam a 38°C. No Rio Grande do Sul, quem for a Marcelino Ramos pode aproveitar piscinas com águas cuja temperatura pode atingir impressionantes 45°C.
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »