Foto: Divulgação As empresas brasileiras estão investindo cada vez mais em sustentabilidade. A conscientização mundial em relação às práticas sustentáveis estão sendo difundidas pelos
recursos humanos, com a mudança nas agendas das empresas e de investidores.
E com a pandemia de COVID-19, a sustentabilidade virou um tema ainda mais presente para a estratégia de crescimento de negócios. Em todo mundo, os investidores estão priorizam investir em empresas que sigam os fatores ESG, que seguem as práticas ambientais, sociais e de governança.
De acordo com dados do britânico Cooperative Bank mostra que o valor que os britânicos têm gastado com produtos sustentáveis cresceu 81% em 2017, movimentando cerca de 32,3 bilhões. Já os americanos gastaram cerca de R$ 227 bilhões de dólares com produtos verdes.
Empresas sustentáveis são alvos de investidores estrangeiros
Investidores estrangeiros têm preferido apostar em empresas sustentáveis. E isso vem crescendo nos últimos anos. Para ter uma ideia, dados da CBI (Climate Bonds Initiative) indicam que a emissão de títulos voltados para empresas ESG em todo o mundo pode alcançar US$ 350 bilhões a até US$ 1 trilhão em 2020.
Este volume é 36% maior do que o montante dos investimentos registrados em 2019. As empresas brasileiras estão enfrentando desafios para receberem estes investimentos. A imagem do país em relação a questões ambientais não é das melhores no exterior. Especialistas indicam que o governo brasileiro precisa ter uma estratégia mais consistente.
As buscam por profissionais sustentáveis aumentaram no mercado
Com a participação do Brasil na agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organizações das Nações Unidas), a busca por profissionais com foco em sustentabilidade aumentou no mercado nacional.
Empresas estão procurando profissionais especializados para implementar ações e projetos sustentáveis no interior das suas organizações. A coordenadora do curso Técnico em Meio Ambiente do Senac EAD, Marília Coelho Teixeira, disse em entrevista ao site RH para Você, que a contratação de profissionais da área de meio ambiente é importante para as empresas.
Segundo Marília, estes profissionais são fundamentais para colocar em prática as ações de melhoria e sustentabilidade em prol da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.
Mesmo com a conscientização causada pela pandemia com a mudança de alguns comportamentos, é preciso reforçar esse conceito de sustentabilidade com frequência.
Uma pesquisa da Abraps (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável) mostra que o grau de sustentabilidade nas organizações é de 44%, em empresas que estão em todos os setores conjuntamente.
Empresas precisam adotar uma visão mais social
A tendência do mercado é que as empresas busquem trabalhar de forma cada vez mais sustentável. Os negócios devem começar a aproveitar para difundir ações que foquem na geração dos resultados positivos para todos.
O momento em meio à pandemia é completamente favorável para que grande parte das empresas tomem medidas concretas e adotem os fatores ESG. Focar em ações que tenham impacto positivo em é importante, produzir sustentabilidade é essencial para gerar valor para todos.
E esse movimento é notável no mercado nacional. Um estudo do Mercado Livre mostra que entre 2017 e 2020, o número de vendedores que oferecem produtos sustentáveis aumentou 198%. A quantidade de itens sustentáveis no Brasil cresceu 322% no período.
O que as empresas ganham sendo mais sustentáveis?
Toda empresa precisa receber investimentos e para isso é preciso se esforçar em prol da sustentabilidade. Ações sustentáveis são muito importantes para reforçar a credibilidade da marca no mercado, além de claro serem benéficos para o meio ambiente.
Os consumidores atuais exigem que as empresas tenham responsabilidade social e ecológica. A melhor maneira de conquistar a credibilidade de clientes é adotar práticas sustentáveis, isto é cada vez mais impulsionado pela opinião pública.
Investir em projetos sustentáveis é fundamental para reforçar a credibilidade da marca perante os consumidores. Se preocupar com questões ambientais e sociais são fatores fundamentais para se conectar aos clientes do mercado atual.
Como implementar ações sustentáveis em uma empresa?
A sustentabilidade é movida por ações em diversos sentido. Abaixo vamos dar dicas de como uma empresa pode se tornar sustentável, confira:
Identifique as principais ações sustentáveis do seu ramo
Cada segmento de mercado tem suas próprias necessidades sustentáveis. Dependendo da área, existem legislações ambientais específicas que devem ser seguidas. Logo, a empresa precisa identificar todas as principais ações em seu plano de sustentabilidade.
É preciso refletir sobre o impacto positivo em questões ambientais e sociais que sua empresa pode causar no mercado. As empresas precisam estar atentas às legislações vigentes para agir dentro da lei.
Capacitação e treinamento
Outro fator importante para as empresas é a capacitação e o treinamento de seus colaboradores. As ações sustentáveis precisam ser orquestradas e realizadas por profissionais capacitados.
Por isso, as empresas precisam garantir que todos os envolvidos nesse processo, estejam capacitados para lidar com as mudanças sustentáveis em um negócio.