AtaNews Publicidade 728x90
18/01/2021 às 10h11min - Atualizada em 18/01/2021 às 10h11min

Pele oleosa na gravidez? Saiba quais são os produtos indicados

Alterações hormonais, estresse, tipo de pele e até clima podem mudar a derme da futura mamãe.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A gravidez é um período único e muito especial da vida da mulher. Gerar uma nova vida é algo emocionante e transformador. Além de ver as curvas mudando a cada mês, diversas outras alterações podem surgir ao longo da gravidez, como pele e cabelo mais viçosos.
 
A ação dos hormônios, que estão a mil, demanda mais cuidado, principalmente com a pele. É preciso reforçar a hidratação correta do rosto e do corpo para prevenir manchas e estrias.
 

Beleza

Com o corpo trabalhando a todo vapor para gerar uma nova vida, não é de estranhar que muitas mulheres sintam diferença na beleza. As alterações hormonais, principalmente no segundo trimestre, fazem com que muitas gestantes percebam os cabelos mais brilhantes e volumosos, enquanto a pele mais brilhante e macia.
 
No entanto, os mesmos hormônios podem gerar hiperpigmentação, fazendo surgir as pintas, as sardas e os temidos melasmas, que são manchas acastanhadas, em especial no rosto e nas axilas, além de aumentarem a oleosidade cutânea.
 
Enquanto algumas mamães se sentem lindas, outras podem experimentar o efeito reverso. A maior oleosidade da derme favorece o surgimento de cravos e espinhas, que demandam tratamento específico nesta fase da vida.
 
Geralmente, o problema da oleosidade excessiva começa a se manifestar já no primeiro trimestre e tem evolução quase imprevisível, sobretudo, nas “marinheiras de primeira viagem”.
 
A acne tende a surgir no rosto, no pescoço, no colo e no dorso, melhorando significativamente durante o pós-parto e a amamentação, uma vez que os níveis hormonais despencam até se normalizarem. No entanto, não é preciso desespero, pois o problema tem tratamento e solução!
 

Hidratação

Uma das principais maneiras de manter a pele bonita durante a gestação está na hidratação. Caprichar na ingestão de líquidos vai fazer com que a cútis fique hidratada de dentro para fora, consequentemente, menos oleosa, mais flexível, brilhante e macia.
 
O filtro solar também deve ser o melhor amigo da gestante nesta fase da vida, em especial aqueles não comedogênicos, ou seja, que não entopem os poros e não aumentam a oleosidade.
 
O uso de tônicos e loções hidratantes também é bem-vindo, tanto para o corpo, para a prevenção de estrias, quanto para o rosto. No entanto, o médico deve ser sempre consultado antes da utilização dos cosméticos.
 
Lavar o rosto com sabão glicerinado ou próprio para a pele acneica, no mínimo, duas vezes por dia ajuda bastante no controle da oleosidade. Entretanto, atenção: isso deve ser feito com água fria!
 
Banhos quentes, por exemplo, podem ter efeito rebote. Por removerem a camada oleosa que protege a pele, o corpo entende que precisa produzir mais sebo e acaba aumentando ainda mais a produção sebácea, consequentemente, gerando as espinhas.
 

Produtos

Durante a gestação, há muitos ingredientes, tratamentos, princípios ativos e até alimentos que devem passar longe da futura mamãe, por poderem causar danos na saúde dela e do bebê.
 
Essa é uma fase muito sensível e especial, logo, as indústrias farmacêuticas e de beleza não costumam fazer testes de seus produtos em gestantes. Assim, nem tudo é liberado para a mamãe.
 
Sob supervisão e orientação do dermatologista, algumas formulações são bem-vindas, ajudando a prevenir e combater tanto os cravos quanto as espinhas causadas pelo excesso de oleosidade no período.
 
Ativos como glicerina, aloe vera, vitamina E, ácido glicólico, ácido azelaico, peróxido de benzoíla e nicotinamida podem ser usados. No entanto, dentre os proibidos nesta fase da vida, temos o ácido retinoico, o formol, o ácido salicílico e até a ureia.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »